O cenário da Educação Profissional Continuada em Contabilidade na cidade de Vitória da Conquista
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5736Palavras-chave:
Contabilidade, Educação Profissional Continuada, Perspectivas profissionais, Vitória da ConquistaResumo
Impulsionada por forte influência da globalização e do surgimento constante de conhecimentos, a Educação Profissional Continuada (EPC) tem deixado de ser um desejo voluntário e individual e se tornado uma necessidade. O objetivo desta pesquisa é verificar o cenário da EPC em Contabilidade no município de Vitória da Conquista, Bahia, comparando-o com as preferências de estudantes concluintes na área. Para isso, neste trabalho, utilizou-se a abordagem predominantemente qualitativa, com forma de construção de pensamento indutiva. Trata-se de um survey, apoiado por pesquisas bibliográficas e eletrônicas, com coleta de dados por meio de Questionário, Grupo Focal e Observação Sistemática. Este estudo contribui para o campo acadêmico-científico por trazer um novo material sobre a Educação Profissional Continuada, e ainda para os campos profissional e social, por proporcionar informações de subsídio para a criação de cursos de formação continuada que possam atender às demandas de recém-formados. Os resultados apontaram que as opções de Educação Profissional Continuada em Contabilidade em Vitória da Conquista não suprem as demandas dos estudantes, sobretudo porque a maior parte dos cursos é na modalidade a distância, oferecidos por instituições privadas e com poucas opções de áreas.