O processo de sucessão presidencial em cooperativas de crédito: um estudo de caso

Autores

  • Josiele Maria Fão
  • Felipe Cavalheiro Zaluski
  • Fabiana Zanardi

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7601

Palavras-chave:

Cooperativismo. Cooperativas de crédito. Sucessão.

Resumo

O presente estudo busca analisar as percepções de gestores sobre o processo de sucessão presidencial em cooperativas de crédito. Para isso, buscou-se, em primeiro lugar, identificar e analisar os quesitos formulados no processo de seleção e avaliação de candidatos ao cargo de presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi na região do Alto Uruguai/RS. Além disso, pretendeu-se conhecer o método utilizado e o perfil exigido pela cooperativa nesse processo sucessório. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da cooperativa. Conforme apontam os resultados, o processo sucessório na cooperativa de crédito em estudo refletiu os valores compartilhados entre o indivíduo e a empresa, reafirmando que essa relação é a principal fonte de eficácia pessoal e organizacional. Cabe ressaltar que a forma de sucessão é inovadora para esse tipo de instituição e traz muitos pontos positivos, já que desperta nos colaboradores o interesse em evoluir e o sentimento de valorização por parte da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiele Maria Fão

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Desenvolvimento Regional. 

Felipe Cavalheiro Zaluski

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Administração. 

Fabiana Zanardi

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Desenvolvimento Regional. 

Referências

ABRAPP. Guia de orientação de planejamento de sucessão: continuidade das atividades. 1 ed. São Paulo, 2017.

CHAVES, Sidney Soares. Cooperativismo de crédito e empresas de pequeno porte em arranjos produtivos locais. Tese (doutorado). Porto Alegre: UFRGS, 2009.

CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Como organizar e administrar uma cooperativa. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

GAWLAK, A.; RATZKE, F. A. Cooperativismo: primeiras lições. 4. ed. Brasília: SESCOOP, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SICREDI. Histórico do Sicredi. Disponível em: https://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/historico. Acesso em 27 out. de 2019.

HÜMMELGEN, Bruno. Cooperativismo: um agente de mudança. Revista Urutágua - Revista Acadêmica Multidisciplinar. Universidade Estadual de Maringá (UEM). n. 34, jun./nov., 2016.

IBGC. Guia de orientação para planejamento de sucessão, avaliação e remuneração de conselho de administração e diretor-presidente. São Paulo: IBGC, 2011.

IP, Barry. JACOBS, Gabriel. Planejamento de sucessão empresarial: uma revisão das evidências. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 13, n. 3, p. 326-350, 2006.

LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2017.

LIMA, Romeu Eugênio de. Desempenho das cooperativas de crédito que se transformaram para a modalidade de livre admissão. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2008.

SANTOS, R. A. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

SCHNEIDER, José Odelso. Uma Relevante Herança Social do Padre Theodor Amstad. OCB, Fevereiro de 2014. Disponível em: http://cooperativismodecredito.coop.br/2014/02/uma-relevante-heranca-social-do-padre-theodor-amstad-por-jose-odelso-schneider/. Acesso em 19 de out. de 2019.

SOARES, M. M.; MELO SOBRINHO, A. D. Microfinanças: o papel do Banco Central do Brasil e a importância das cooperativas de crédito. Brasília: Banco Central do Brasil, 2008.

VIDIGAL, A.C. Viva a empresa familiar. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Fão, J. M. ., Zaluski , F. C. ., & Zanardi , F. . (2021). O processo de sucessão presidencial em cooperativas de crédito: um estudo de caso. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(31), 41-54. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7601

Edição

Seção

Artigos