Componentes do (de)crescimento populacional dos municípios da área de influência de Vitória da Conquista (BA), entre os anos de 1991 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7866Palavras-chave:
Bahia. Dinâmica demográfica. Migração intermunicipal. População. Vitória da Conquista (BA).Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a dinâmica demográfica dos municípios situados na área de influência de Vitória da Conquista (BA), entre os anos de 1991 e 2010. Nesse sentido, analisa se as taxas de crescimento populacional apresentadas no período podem ser explicadas apenas pelo crescimento vegetativo (relação entre natalidade e mortalidade) e pelos saldos migratórios ou se há algum componente espúrio nas estatísticas censitárias de alguns desses municípios. A hipótese do componente espúrio se baseia em denúncias realizadas pelo Ministério Público Federal, no ano de 2009, que apontavam a possível manipulação do número de habitantes dos dados censitários em municípios do interior da Bahia. O artigo demonstra que alguns dos municípios situados na área de influência direta de Vitória da Conquista apresentaram variações muito bruscas em seu tamanho populacional. Entre os anos de 1991 e 2000, houve um elevado ritmo de crescimento demográfico, seguido de quedas abruptas no decênio seguinte (2000-2010), após a verificação das denúncias. Investigaram-se os componentes da dinâmica demográfica (natalidade, mortalidade e migrações) para a região, evidenciando-se a necessidade de considerar a ocorrência de imprecisão dos dados censitários (componente espúrio) para que os níveis de crescimento e/ou de redução dessas populações ficassem mais bem esclarecidos. Ao fim, apontaram-se os efeitos desse componente sobre as pesquisas e análises socioespaciais, bem como na definição de indicadores socioeconômicos adequados para a formulação de políticas públicas para a região.
Downloads
Referências
AMARAL, E. F. L.; FIGOLI, M. G. B. Métodos e técnicas de mensuração e caracterização de movimentos migratórios. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, XIV ENEP, Caxambu-MG, 2004.
BARCELLOS, T. M. Migrações internas: os conceitos básicos frente à realidade da última década. Revista FEE, n. 16, v. 1, pp. 296-309, Porto Alegre, 1995.
CARVALHO, J. A. M.; RIGOTTI, J. I. R. Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: algumas sugestões para análise. Revista Brasileira de Estudos da População, n. 15 v. 2, pp. 7-17, 1998.
CUNHA, J. M. P. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em perspectiva, v. 19, n. 4, pp. 3-20, out./dez., 2005.
DAMIANI, A. População e geografia. São Paulo, Contexto, 1991. (Coleção Caminhos da Geografia)
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Metodologia do Censo Demográfico 2010. 2ª ed. Rio de Janeiro, IBGE, 2016. (Série Relatórios Metodológicos, v. 41)
_______. Regiões de influência das cidades: 2007. Rio de Janeiro, IBGE, 2008.
LUIZ, E. (08 de outubro de 2009). PF investiga fraude no Censo e no FPM de municípios baianos. Aracaju, Sergipe, Brasil. Disponível em: https://goo.gl/6yiTY4.
MADEIRO, C. (19 de outubro de 2015). Justiça condena prefeito da BA e funcionários do IBGE por fraude ao Censo. Maceió, Alagoas, Brasil. Disponível em: https://goo.gl/ETFVvx.
MEIRA, S. A. Distorções de dados censitários e implicações na formulação dos índices socioeconômicos e implementação de políticas públicas envolvidas na evolução populacional dos municípios do Território de Identidade de Vitória da Conquista (BA). Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). Licenciatura em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista (BA), 2010.
PNUD – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO; IPEA -INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA; FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Atlas de desenvolvimento humano do Brasil de 2013. 2013. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/. Acesso em: outubro de 2017.
PORTO, L. R. Urbanização e dinâmica econômica da rede urbana no estado da Bahia (1940-2010): o caso de Vitória da Conquista (BA). (2016) Dissertação de mestrado (Desenvolvimento Econômico), Instituto de Economia, Unicamp, Campinas-SP, 2016.
REVISTA CONSULTOR JURÍDICO. (20 de outubro de 2009). Fraude estatística: MPF denuncia manipulação de dados no Censo de 2000. São Paulo, São Paulo, Brasil. Disponível em: https://goo.gl/oWiiBX.
RIGOTTI, J. I. R. Dados censitários e técnicas de análise das migrações no Brasil: avanços e lacunas. In: CUNHA, J. M. P. Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas, NEPO/Unicamp, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.