A representatividade como estímulo à retenção de conhecimentos: uma dinâmica possível para a aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7977Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Ideia-âncora. Identidade. Representatividade. Retenção de conhecimento.Resumo
Pormenorizar os processos de aquisição do conhecimento é um desafio para pesquisadores das distintas áreas. Considerando a aprendizagem um fenômeno que comporta a amplitude social e cultural dos indivíduos, as vivências no decorrer da história pessoal podem firmar um conjunto conceitual que permite aquisição e retenção de conhecimento. Este artigo tem como objetivo avaliar a representatividade da identidade culturalmente negra como ideia-âncora que contribui para a retenção de conhecimentos de alunos da graduação oriundos da periferia de Salvador. A pesquisa de natureza exploratória e empírica está fundamentada sob a perspectiva da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel (2001). Utiliza como amostra alunos da graduação em Comunicação Social da UNIFTC Campus Paralela, no período de agosto a dezembro de 2018, a partir do projeto gráfico elaborado para uma revista impressa. Legitimar o processo de afirmação da identidade étnico racial durante a experiência acadêmica potencializa a aprendizagem sendo possível contribuir com uma sociedade multicultural.
Downloads
Referências
AUSUBEL. P. D. Aquisição de retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1ª Edição. Lisboa. Plátano Edições Técnicas, 2001.
CANNEN, A. Relações raciais e currículo: reflexões a partir do multiculturalismo. In: OLIVEIRA, I. (Org.) d. Niterói: EduFF, 2001b, vol.3, p.63-77.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. In: NOVAK, J. D. et al. Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Penche, 2000. Cap.5, p.121-134.
NETO, J. A. da S. P. Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Rev. Série-Estudos, Campo Grande, 21, p.117-130, jan-jun, 2006.
SILVA, Mariana Gesteira da. As favelas no cinema. In: AVELLAR, José Carlos (Org.). Cadernos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2004.
SILVA, Mariana Gesteira da. Discursos sobre a miséria e a exclusão no cinema: o caso do filme 5Xfavela, agora por nós mesmos. 2013, 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
REVISTA NO TOM. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/76674171/Diagramacao-Revista-No-Tom>. Acesso em: 19 nov.2020.
REVISTA PROVOKE. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/82186825/DIAGRAMACAO-REVISTA-PROVOKE>. Acesso em: 19 nov.2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.