Código de Ética e Boas Práticas em Pesquisa dos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Os Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) têm um compromisso com os princípios que orientam as atividades de divulgação do conhecimento no domínio científico. Desse modo, preocupada com as normas, os valores, a ética, entre outros aspectos que devem estar presentes em qualquer publicação, e, de acordo com as diretrizes propostas pelo CNPq e pelo Committee on Publication Ethics (COPE), a Revista estabelece e apresenta os padrões de conduta a serem obedecidos por todos os seus integrantes: editores, autores, pareceristas e coordenação administrativa.

CONDUTA ÉTICA E BOAS PRÁTICAS

Editores

Gestão editorial

A decisão editorial é de responsabilidade dos editores que, guiados pela política editorial e pela observância do Código de Ética e Boas Práticas e das Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do CNPq (http://cnpq.br/diretrizes), decidirão, após parecer dos avaliadores, quais artigos deverão ser publicados, contando com a colaboração da coordenação administrativa.

Integridade e imparcialidade

Os editores deverão assegurar a integridade do processo de avaliação dos artigos submetidos à publicação. Serão totalmente isentos de parcialidade em relação aos autores, independentemente da classe social, gênero, raça/etnia, sexo biológico, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade, filiação ou filosofia política. Na avaliação dos artigos, deverão ser consideradas, única e exclusivamente, as propriedades que determinam o trabalho submetido, entre outras: qualidade intelectual, merecimento, atualidade e relevância científica.

Confidencialidade

O trabalho dos editores no processo de recebimento, análise, avaliação e publicação dos artigos submetidos tem caráter de extrema confidência e não permite divulgação de informações a qualquer pessoa ou instituição. O CCSA não poderá divulgar informações, conteúdos e/ou dados inéditos de artigos em processo de avaliação, sem autorização expressa e por escrito do autor.

Políticas de conflitos de interesses

Os editores devem abdicar de avaliar artigos em caso de potencial conflito de interesses na atuação como editor. Caso submeta artigo para a Revista, o membro do corpo editorial deve abster-se de participar do processo editorial da referida edição.

Pareceristas

Padrões de avalição

O parecerista deve examinar o artigo com profundidade para observar se a sua execução corresponde plenamente às condições necessárias para uma possível aprovação. O mérito do texto deve ser apreciado no que se refere aos seguintes aspectos:

  • Originalidade, atualidade e contribuição do artigo para as áreas de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas;
  • Adequação do título e das palavras-chave às ideias centrais, à área e ao  conteúdo do artigo;
  • Propriedades do resumo em relação às partes que o constituem (objetivo, referencial teórico, metodologia empregada e principais conclusões);
  • Clareza, consistência e contextualização da introdução;
  • Qualidade da revisão de literatura e/ou do quadro teórico;
  • Clareza na descrição dos objetivos e da metodologia empregada;
  • Profundidade da análise dos dados e da apresentação dos resultados, bem como o diálogo entre resultados e referencial teórico;
  • Consistência das considerações finais/conclusão;
  • Organização do texto em relação ao que preconizam a ABNT e os CCSA;
  • Qualidade e organização do texto (clareza, concisão, objetividade, estrutura formal).

Contribuições para a decisão editorial

Os pareceres devem ser críticos, construtivos, bem descritos e fundamentados, para evidenciar uma leitura atenta e minuciosa dos artigos, de forma a auxiliar os editores, na resolução, e os autores, no aperfeiçoamento dos textos.

Pontualidade e conduta ética

O parecerista deve ser referência em termos de conduta e integridade ética. Deve, além disso, cumprir o prazo acordado com os editores para emitir a avaliação do artigo. Caso se sinta impedido, ou não habilitado para tal missão, ou por outra razão qualquer, recomenda-se comunicar oficial e imediatamente aos editores e/ou à comissão administrativa.

Confidencialidade

Durante a avaliação, os artigos constituem um documento cujo teor não se deve compartilhar com outras pessoas em nenhuma hipótese. Os pareceristas devem, portanto, assegurar integral confidencialidade em todo o processo. Tal regra inclui os avaliadores que não aceitaram o convite para emitir o parecer.

Padrões de referência e objetividade

Os avaliadores devem apoiar-se em fundamentos para exprimir e justificar a sua decisão. Os argumentos devem ser evidentes, categóricos e objetivos para que, com base neles, os editores e a comissão administrativa possam se orientar nas decisões, bem como indicar para os autores as necessidades de reformulação e/ou aperfeiçoamento do texto.

Identificação da fonte

Os avaliadores devem estar atentos à necessidade de ineditismo e originalidade do artigo, identificando e apontando aos editores e/ou à Comissão Administrativa semelhanças do artigo com obras já publicadas ou submetidas à publicação, das quais tenham conhecimento.

Divulgação e conflito de interesses

Todas as informações referentes ao processo de avaliação dos artigos são sigilosas e a ninguém devem ser divulgadas. Os avaliadores devem-se abster do parecer em situações que caracterizem conflitos de interesses e que prejudiquem, de acordo com as regras e preceitos de ordem moral, o processo de análise do artigo.

Autores

Integridade, originalidade e autenticidade

Os artigos submetidos e publicados nos CCSA devem ser originais e inéditos. Nas citações de trabalhos produzidos por outrem, os autores devem fazer as devidas referências. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a prática de plágio.

Publicação responsável

A boa prática científica rejeita a submissão do mesmo artigo, ou parte dele (autoplágio), em mais de um periódico ou a sua publicação em mais de uma revista (publicação redundante/sobreposta) ou até mesmo como capítulo de um livro.

Autoria responsável

Resguardadas as situações em que o sigilo é necessário e o tratamento dos dados é confidencial, a identificação das fontes no uso de materiais de terceiros e a integridade dos dados são práticas que devem ser realizadas sempre. Todas as citações e referências devem estar de acordo com as normas NBR 10520 e NBR 6023.

Autoria

A autoria do artigo deve ser atribuída apenas àqueles que contribuíram efetivamente para a sua criação e elaboração. No caso dos artigos que tiverem mais de um autor, aquele que o submeter deve garantir que todos (autor e coautor) têm ciência e concordam com a escolha da Revista/Cadernos CCSA, bem como com suas normas.

Divulgação e conflito de interesses

Contribuições do autor

O(s) autor(es) deve(m) acompanhar todas as etapas de avaliação do artigo e responsabilizar-se por prestar e/ou esclarecer informações, manter atualizados os contatos e, em caso de aprovação do seu texto, realizar prontamente as alterações sugeridas pelos pareceristas (se houver), no período proposto, e justificar quando não puder atendê-las integralmente.

Erros fundamentais nas publicações

Se o autor perceber a existência de incorreções no artigo de sua autoria, que possam causar danos ou prejuízos a qualquer pessoa ou instituição, tem o dever de notificar os editores e atuar conjuntamente para corrigi-las, antes ou depois da publicação.

Coordenação administrativa

Acompanhamento das submissões e do processo de análise e avaliação

Os membros da coordenação administrativa devem acompanhar todo o processo de submissão, de análise desk review e avaliação double blind review dos artigos.

Encaminhamento dos resultados

Após os resultados finais das avaliações dos artigos, os membros da coordenação administrativa devem notificar os autores dos trabalhos aprovados, bem como dos reprovados.

Diagramação

Todos os artigos aprovados para publicação nos CCSA deverão passar por um processo de diagramação, para ajustamento disciplinado (formato PDF, com numeração de página), conforme o formato da Revista.

Publicação

Os trabalhos aprovados para cada edição dos Cadernos serão reunidos em um número completo, com código DOI, depositado na CrossRef, e publicados no endereço http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa.

Confidencialidade

Todas as informações referentes aos autores e aos artigos dos CCSA são sigilosas e, com exceção dos editores, a ninguém devem ser divulgadas. Os membros da coordenação administrativa devem assegurar, portanto, o zelo e a confidencialidade do processo, bem como dos respectivos documentos.

Políticas de conflitos de interesses

Os integrantes da comissão administrativa devem abdicar de acompanhar o processo de avaliação de artigos em caso de potencial conflito de interesses na atuação como coordenador(a). Caso submeta artigo para a Revista, o membro da coordenação deve abster-se de participar do processo de avaliação do artigo.

Interposição

 Os membros da coordenação administrativa devem interpor-se entre autores, editores e avaliadores para realizar os trâmites necessários ao cumprimento das determinações referentes às submissões, pareceres, resultados das avaliações e publicação dos números dos CCSA.

Pontualidade e presteza

Os membros da coordenação administrativa (analistas e diagramadores) são responsáveis pelo acompanhamento e cumprimento dos prazos, de acordo com o cronograma editorial estabelecido tanto para o processo de submissão e avaliação, quanto para o processo de publicação. A existência de qualquer problema de execução técnica que prejudique o andamento dos trabalhos deve ser imediatamente notificada aos editores.

Referências

Committee on Publication Ethics (COPE). Disponível em: https://publicationethics.org/

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretrizes. [2011]. Disponível em: <http://cnpq.br/diretrizes>. Acesso em: 17 set. 2020.