Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa <div align="justify"><strong><em>Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)</em></strong>, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD) do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), <strong>e-ISSN 2358-1212</strong>, tem o objetivo de divulgar artigos cientí­ficos originais e inéditos, de cunho teórico e/ou empírico, na área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Com periodicidade semestral, a Revista recebe, em fluxo contínuo, artigos em português, os quais serão avaliados no sistema <em>Blind Peer Review</em> (Avaliação Cega por Pares). Os autores devem obrigatoriamente preencher com atenção os seus dados na página da Revista, para fazer o respectivo cadastro, e submeter os artigos <strong>somente</strong> pelo site/sistema.</div> pt-BR nepaaduesb@gmail.com (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD)) nepaaduesb@gmail.com (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD)) sex, 20 dez 2024 14:58:56 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Produção Científica em Marketing no Sudoeste Baiano: uma análise bibliométrica da última década https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/14730 <p>O estudo teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica dos trabalhos de pesquisa produzidos na área de marketing na cidade de Vitória da Conquista. Sob uma perspectiva decolonizadora, verificou-se como a produção científica realizada por instituições de ensino superior foi definida na última década, criando-se um perfil histórico de tipologias de pesquisa, procedimentos metodológicos, lócus de pesquisa, temáticas de marketing e tendências de produção. Ao fim, uma discussão sobre os resultados demostrou que a área de marketing na região necessita de uma abordagem mais robusta em diversas perspectivas, com vias a se buscar um viés decolonizador na produção teórica e, por consequencia, na prática profissional de marketing no sudoeste baiano.</p> Fabio Bergamo; Ariane Sousa Costa Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/14730 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Concentrações e Aglomerações Industriais do Estado da Bahia no período 2010-2019 : Uma abordagem pelo Quociente Locacional https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/14605 <p>Os motivos que levam à concentração de atividades produtivas em um determinado espaço sempre foi um objeto de pesquisa relevante para a ciência econômica regional. Deste modo, este artigo tem por objetivo estudar e analisar as concentrações e aglomerações produtivas industriais do estado da Bahia nos anos de 2010 e 2019 à luz da metodologia do Quociente Locacional (QL) que, dentre outros resultados, consegue analisar comparar as estruturas produtivas de uma região e elencar as mais relevantes. Os resultados obtidos evidenciam que não ocorreram mudanças significativas no período em relação às concentrações aglomerações produtivas das mesorregiões da Bahia.</p> <p> </p> Gesner Brehmer Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/14605 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Expediente https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15697 Edições UESB Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15697 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Apresentação https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15698 Fernanda Calasans Costa Lacerda Pessoti Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15698 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Apresentação https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15704 <p>Descrição dos artigos de rodas de conversa.</p> Elisabeth Loiola Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15704 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Pós-democracia, Reforma Trabalhista e acesso à justiça no Brasil: estudo de casos interligados https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15701 <p>A pesquisa apresenta-se com objetivo geral de confrontar pós-democracia e acesso à justiça no Brasil, interligando casos julgados sob a égide da Reforma Trabalhista. Enfrenta-se, inicialmente, o objetivo de examinar, criticamente, a dinâmica atual da democracia brasileira, identificando a Reforma Trabalhista entre possíveis reflexos da pós-democracia. Posteriormente, busca-se identificar a racionalidade de limitação basilar ao acesso à justiça por trabalhadores decorrente da mudança legislativa. Por fim, visa-se correlacionar as conclusões teóricas daí advindas com estudos de casos interligados do Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e, principalmente, do Supremo Tribunal Federal, que atua com protagonismo nem sempre protecionista. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio da revisão de literatura, concretizada na análise interdisciplinar e crítica de textos legislativos, constitucionais e obras especializadas. Vale-se, igualmente, da metodologia de estudo de casos para analisar, de forma crítica e comparativa, decisões referentes ao período pós-reforma, com repercussão na temática proposta. Em síntese, constata-se que, sob reflexos do neoliberalismo, são altos os riscos e receios para o trabalhador brasileiro ante a consolidação, pela Reforma Trabalhista, de anseios do empresariado ao limitar o acesso à justiça pelo trabalhador.</p> Maria Soledade Soares Cruzes , Caio Vinícius Sena Souza, Nathália Ferreira Brito Spinelli, Raquel Santana Santos Vargas Duplat Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15701 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Educação domiciliar e religião: percurso metodológico de uma tese e produções acadêmicas https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15703 <p>A pesquisa qualitativa exploratória que resultou na tese “As famílias religiosas que optam pela educação domiciliar” envolveu a investigação do estado da arte, atividades em campo, por meio de estudo de caso, bem como o levantamento da produção científica sobre o assunto. O objetivo geral deste artigo é demonstrar o percurso metodológico da construção da tese e os resultados do exame da produção científica acadêmica (teses e dissertações) no Brasil, no período de 2010 a 2023, sobre educação domiciliar e religião nos programas de pós-graduação. Especificamente, descrever o percurso metodológico de uma tese; apresentar um panorama das produções científicas sobre o assunto; identificar, entre as produções científicas, aquelas que correlacionam os temas educação domiciliar e religião; verificar a produção científica acerca do tema durante o período pandêmico. Entre os principais achados, destacam-se o aumento do interesse pela temática com foco na legislação pertinente, a inserção gradual da pesquisa sobre o assunto em programas de pós-graduação, predominantemente das áreas de educação e do direito, e a produção de um número maior de dissertações em relação ao de teses.</p> Ivana Bittencourt Lima, Lívia Alessandra Fialho da Costa Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15703 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Bioeconomia circular e recursos renováveis de base biológica: alternativas para a cafeicultura brasileira https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15705 <p>Biorrecursos, bioprocessos e bioprodutos são conceitos relacionados à sinergia das agendas da Economia Circular e da Bioeconomia, abordagens que oferecem uma estratégia interdisciplinar voltada ao uso de recursos de fontes renováveis e à redução do desperdício e geração de resíduos por meio de inovações de base biológica. Considerando a vasta literatura especializada sobre o potencial de produção e (re)utilização de biomassa a partir de produtos de base biológica, este estudo objetiva estimar o volume de biomassa e resíduos gerados pela cafeicultura brasileira e discutir o potencial de aplicações desses materiais de base biológica segundo os princípios da Bioeconomia Circular. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar parâmetros e coeficientes em estudos técnico-científicos especializados, possibilitando o cálculo de estimativas dos volumes de biomassa e resíduos para o setor, bem como para apresentar e discutir as alternativas de (re)aproveitamento destes recursos. Os resultados demonstraram a diversidade de possibilidades de geração de novos bioprodutos e biorrecursos a partir do processamento de biomassa e reciclagem de resíduos da cafeicultura, na perspectiva de minimização de impactos ambientais associados à essa atividade produtiva.</p> Maíra Ferraz de Oliveira Silva, Fábio Lúcio Martins Neto Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15705 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Tipologias de comportamento tributário dos municípios baianos: uma análise do efeito do modelo de descentralização fiscal sobre o esforço de arrecadação https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15706 <p>Este trabalho tem o objetivo de criar um quadro de referência, na forma de tipologia do comportamento tributário municipal, para mostrar o desempenho dos municípios baianos na exploração da sua base tributária. Além disso, busca avaliar quais tipos de transferência (redistributivas ou devolutivas) influenciam mais o desempenho arrecadatório desses municípios. Para proceder à classificação e tipologias dos municípios, utilizam-se a análise de cluster e o método hierárquico aglomerativo. A literatura teórica e empírica sobre descentralização fiscal baseada em transferências e sua relação com o desempenho fiscal dos municípios serve de base para a investigação. A hipótese central é que a classificação dos municípios em melhores e piores arrecadadores dos impostos locais (agrupados quanto ao comportamento tributário) está fortemente correlacionada às transferências redistributivas. O recorte temporal proposto enfatiza o ano de 2022 e atualiza estatísticas fiscais dos municípios baianos do ano de 2023. Os resultados permitiram agrupar os municípios baianos em 4 clusters e associar o esforço de arrecadação ao volume de transferências <em>per capita</em> recebidas. Desse modo, é possível inferir que o desempenho fiscal dos piores arrecadadores é influenciado pelas transferências recebidas. Os achados científicos reforçam a importância do modelo de descentralização fiscal para corrigir o hiato fiscal e reduzir desigualdades regionais. Mostram, no entanto, a necessidade de repensar as elevadas transferências incondicionais, dado que elas abrem espaço para a preguiça fiscal e outras imperfeições.</p> Roberto Paulo Machado Lopes, Olga Hianni Portugal Vieira Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15706 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Complexidade, subjetividade e gestão das relações colaborativas na economia solidária https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15713 <p>Essa pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da subjetividade individual e coletiva de agentes econômicos representantes da Economia Solidária, numa perspectiva de gestão das relações colaborativas. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso e os dados de pesquisa foram analisados a partir de entrevistas narrativas e elaboração de redes semânticas. As observações e a investigação revelaram a importância de reconhecer o individual e o coletivo para a formação de estratégias de gestão das relações colaborativas, de perceber o que une e o que diferencia um grupo a partir das suas individualidades, e que o diálogo entre o individual e o coletivo transita pela harmonização dos perfis em um movimento de aceitação do outro, jamais exclusão ou padronização. O desafio da gestão das relações colaborativas está em promover esse encontro por meio do desenvolvimento de novos instrumentos e da escolha assertiva das ferramentas, na perspectiva de entrelaçar a racionalidade e a subjetividade para responderem aos princípios e valores do Movimento de Economia Solidária, facilitando os processos de reconhecimento de si e do outro para o fazer coletivo.</p> Maristela Miranda Vieira de Oliveira , Maria Inês Corrêa Marques Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15713 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Casas de farinha: muitos saberes e desiguais disputas https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15714 <p>Esta comunicação tem como ponto de partida os saberes do/no trabalho acervados em casas de farinha por homens e mulheres do campo. O objetivo é entender de que maneira o “saber-fazer” transmitido entre gerações da classe trabalhadora rompe-se da esfera autoral e migra para a base hegemônica de produção. Para tanto, marcos teóricos estruturantes como Marx, Thompson, Hobsbawm, Williams e outros, bem como debates contemporâneos fundamentados em Ciavatta, Vendramini, Kuenzer e outros respaldam a discussão. Ao término da apresentação dos achados e das contribuições da empiria, verificou-se que o sequestro ou a destituição dos saberes vai revelando a frágil condição de vida e de trabalho no campo, bem como a desigual condição de produção entre as partes na disputa pelos saberes do/no trabalho.&nbsp;</p> Marisa Oliveira Santos Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15714 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Ressignificando a Gestão: uma análise com redes semânticas a partir da percepção de administradores (recém-formados) https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15716 <p>O trabalho analisa a percepção dos profissionais de administração, recém-formados, sobre o imaginário da gestão. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de natureza teórico-empírica, realizado com dados primários, tratados com auxílio do software Gephi 0.9.2 e sistematizado em formato de redes semânticas. A pesquisa aponta que os administradores possuem uma visão limitada das matrizes epistêmicas - Estudos Ortodoxos, Organizacionais e Críticos – presentes no campo da Administração, e uma compreensão tecnicista sobre o conceito e o sentido da gestão.</p> Elinaldo Leal Santos, Renata Fagundes de Souza Araújo, Adller Moreira Chaves Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15716 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Formação docente no ensino jurídico: uma abordagem humanística e crítica das diretrizes curriculares https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15717 <p>Este trabalho buscou compreender as orientações para a formação do professor do curso de Direito, com base em uma perspectiva humanística. Discutimos a importância da preparação docente para o contexto da crise no ensino jurídico por meio da análise das orientações formativas do bacharel em Direito presentes, de forma implícita e explícita, nas leis e diretrizes curriculares do curso. O método de investigação escolhido para orientar este trabalho foi a pesquisa qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um levantamento bibliográfico e análise das leis e diretrizes curriculares da educação jurídica. Compreendemos que a relevância social desta pesquisa é contribuir para novas reflexões sobre as dificuldades da educação jurídica, com vistas a melhorias na formação do docente do curso de Direito.</p> Caroline Pereira Gusmão Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15717 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 O Retrato de uma Década: A Relação entre o Índice Alkire-Foster, as Políticas Sociais e os Indicadores Econômicos dos Municípios da Bahia (2000-2010) https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15724 <p>Este artigo investiga a pobreza multidimensional nos municípios baianos, elaborando um modelo econométrico de dados em painel. O objetivo é identificar os efeitos das políticas sociais e dos indicadores econômicos sobre o nível de pobreza desses municípios, fundamentando-se nas discussões sobre o desenvolvimento econômico da Bahia e nas abordagens das Capacitações e das Necessidades Básicas. O modelo econométrico proposto utiliza o Índice Alkire-Foster de pobreza multidimensional, construído com base nos microdados dos Censos 2000 e 2010, como variável dependente e variáveis explicativas associadas às políticas sociais e aos indicadores econômicos. Além disso, inclui a proporção de idosos na população como variável de controle e a variável categórica que divide os municípios segundo critérios populacionais, com o intuito de averiguar as diferenças dos efeitos das variáveis explicativas entre os municípios. De acordo com as estimativas, as variáveis econômicas afetam significativamente o índice de pobreza dos municípios baianos, sendo o mesmo observado para as variáveis proporção de benefícios assistenciais e proporção de idosos. A proporção de benefícios previdenciários não contribui para a diminuição da pobreza, segundo as estimativas do modelo, que também apontam que há diferença estatisticamente significativa apenas entre os municípios pequenos e aqueles com população superior a 100 mil habitantes.</p> Fernanda Calasans Costa Lacerda Pessoti, Henrique Tomé da Costa Mata Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15724 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 A trajetória do trabalho no Recôncavo: entre avanços e retrocessos https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15725 <p>A presente investigação buscou analisar o processo de desenvolvimento econômico do Recôncavo, partindo das contradições identificadas no campo do trabalho. O estudo examinou de que maneira o trabalho nas lavouras de cana, nas roças de mandioca e de fumo tornou-se fundamental para a constituição da primeira região do Brasil. Conclui-se que temos três recôncavos. O primeiro, antigo e histórico; o segundo, com tendências modernas; o terceiro congrega elementos históricos e modernos, em consequência das atividades do petróleo. Conclui-se também que o trabalho no Recôncavo passou de desqualificado a qualificado devido às mudanças ocorridas ao longo do tempo.</p> Josias Alves de Jesus Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15725 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300 Aprendizagem individual, aprendizagem de grupo, aprendizagem organizacional e desempenho de IES e docentes https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15726 <p>Este projeto insere-se na linha de pesquisa Aprendizagem Individual (AI), Aprendizagem Organizacional (AO), Contextos e Desempenho, objetivando investigar o que e como os professores aprendem em ensino, pesquisa, extensão e gestão, a conversão de AI em AO, os papéis dos suportes organizacionais nessa conversão e os impactos de AI e AO sobre o desempenho dos docentes e da organização. Seus loci e sujeitos de pesquisa são a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e seus docentes, e a Universidade Federal do Ceará (UFC) e seus docentes. Trata-se de pesquisa survey inferencial, com uso de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC), equações estruturais, correlações, estatísticas descritivas e regressões. Seus resultados podem contribuir para diagnosticar as competências individuais e organizacionais em ensino, pesquisa, extensão e gestão e seus impactos no desempenho. Essas informações são valiosas para promover uma maior aproximação entre objetivos de carreira dos docentes e as políticas das IES de formação de quadros e de desenvolvimento institucional, potencializando impactos nos indicadores objetivos e subjetivos de desempenho de docentes e de IES.</p> Elisabeth Loiola, Bruno Correia Lima Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/15726 sex, 20 dez 2024 00:00:00 -0300