https://periodicos2.uesb.br/index.php/enrev/issue/feedEnsino em Revista2023-12-29T23:50:04-03:00Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênioenrev@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Ensino em Revista (ISSN 2965-7571)</strong> é vinculada aos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e dedica-se à publicação de dossiês, artigos, relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e entrevistas na interface entre as áreas de <strong>Ensino e Educação</strong>, especificamente <strong>Ensino e aprendizagem de Linguagens e Artes</strong>; <strong>Ensino e aprendizagem de Ciências Humanas e Sociais</strong>; <strong>Ensino e aprendizagem de Ciências, Matemática e Tecnologias</strong>; <strong>Ensino em Saúde</strong>. A periodicidade é de fluxo contínuo, aceitando submissões nos idiomas português, espanhol e inglês. Um dos autores deve ter a titulação mínima de Doutor/a para submeter textos para avaliação. O processo de avaliação será o duplo-cego.</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/enrev/article/view/13265O Saber local e implementação da Lei 10.639/03 no currículo escolar e sua aplicação no ensino da Língua inglesa2023-07-27T13:59:41-03:00Agno Ferraz Silvaagnoferraz@gmail.comMaria de Fátima de Andrade Ferreiramfatimauesb@hotmail.com<p>Este artigo apresenta uma discussão sobre <em>Saber local e implementação da lei 10.639/03 no currículo escolar e sua aplicação no ensino da língua inglesa</em>, tendo como desafio adentrar em uma temática ainda pouco estudada como ainda é o caso das relações étnico-raciais e saberes locais no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa e, temos a convicção de que o presente estudo traz uma contribuição que significa um pequeno, mas importante avanço nos estudos e na compreensão a respeito da abordagem das questões étnico-raciais e dos saberes locais nas aulas de inglês do ensino básico público brasileiro. Nele, procuramos mostrar um recorte da pesquisa de mestrado que investigou as <em>Relações étnico-raciais e saberes locais no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa na Escola Luther King, Vitória da Conquista – BA</em><em>, </em>que propôs uma integração de dados obtidos pela pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo que buscou uma interpretação da realidade a partir de um embasamento teórico, mostrando o caminho metodológico percorrido com instrumentos cientificamente apropriados.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ensino em Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/enrev/article/view/14240O Ensino Remoto e o aprofundamento das Desigualdades Raciais no Brasil 2023-12-29T16:13:57-03:00Suzi Alves Silvasuzi24soso@gmail.comIvanderson Pereira da Silvaivanderson.silva@cedu.ufal.br<p>Neste ensaio, buscamos sustentar a tese de que a letalidade do patógeno que produziu a Pandemia da Covid-19 não se expressa somente em sua potência de morte contra os corpos materiais, mas também na violência subjetiva perpetrada contra grupos racializados, notadamente a forma e o conteúdo educacional que foi fornecido a esses grupos durante o período de isolamento social. Essa tese se confirma sobretudo quando o tipo de educação que é destinado para pessoas racializadas é uma educação ainda mais precarizada do que a que historicamente tiveram acesso. Como resultados das análises tecidas, explicitamos que o Estado brasileiro, durante a Pandemia da Covid-19, implementou institucionalmente um “racismo de classe” e aprofundou as desigualdades educacionais entre pessoas racializadas e pessoas não racializadas. Embora este se constitua num abismo insuperável, dentro dos limites da estrutura capitalista, atenuações desse abismo da desigualdade são possíveis e, em caráter imediato, desejáveis. Com efeito, caso existam, é preciso que se reconheçam seus limites dentro dessa estrutura e que não nos conformemos com o menos pior quando poderíamos desfrutar do que há de melhor.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ensino em Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/enrev/article/view/14241Formação de professoras dos anos iniciais para a educação das relações étnico-raciais 2023-12-29T16:32:57-03:00Michelle Gomes Freitasmichelle.mestradouesb@gmail.comBenedito Eugeniobenedito.eugenio@uesb.edu.br<p>Este artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca da contribuição de um processo formativo realizado com professoras sobre os conhecimentos étnico-raciais. O <em>lócus </em>de investigação foi a Escola Municipal Padre Antônio Molina, situada na comunidade do Barro Preto, no município de Jequié-BA. A abordagem metodológica utilizada para captar suas percepções, subjetividades, teorias e conhecimentos acerca das questões étnico-raciais foi o Grupo de Discussão, que tem caráter teórico-dialógico e se constituiu como uma intervenção formativa. Apresentamos os dados de três grupos de discussão. As análises apontam que os conhecimentos das professoras ainda são bastante colonizados e que o grupo de discussão possibilitou a ampliação sobre as relações étnico-raciais.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ensino em Revista