A Constituição de Identidades Femininas no Discurso Publicitário (Constitution of Feminine Identities in Publicity Discourse)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v5i1.1050

Palavras-chave:

Discurso, Cenografia, Identidade feminina, Estereótipo

Resumo

Este texto se propõe a problematizar a relação, muitas vezes dada como direta, entre os enunciados e as imagens veiculados em propagandas de revistas destinadas à mulher e o processo de identificação da leitora com certos estereótipos femininos. A partir do conceito de cenografia proposto por Dominique Maingueneau, buscarei apontar em que medida a construção de diversas cenografias no discurso publicitário está relacionada à constituição de uma identidade feminina plural. O intuito é esboçar algumas reflexões referentes à especificidade do tratamento da problemática da constituição de identidades no interior de uma teoria do discurso.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Cenografia. Identidade feminina. Estereótipo.

ABSTRACT
This text aims at problematizing the relationship, many times considered a direct one, between the enunciates and the images that are issued in advertisements of magazines addressed to women and the process of identification of the female reader with certain feminine stereotypes. Based on the concept of scenography proposed by Dominique Maingueneau I wil try to point out to what extent the construction of different scenographies in publicity discourse is related to the constitution of a plural feminine identity. The purpose here is to sketch out some reflections on the specificity of the treatment of the problem of the constitution of identities in a discourse theory.
KEYWORDS: Discourse. Scenography. Feminine identity. Stereotypes.

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Biografia do Autor

Fernanda Mussalim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil)

Fernanda Mussalim é doutora em Lingüística, área de concentração Análise de Discurso, pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp e professora dos cursos de graduação e do Programa de Lingüística na Universidade Federal de Uberlândia-UFU nos cursos de graduação pós-graduação, onde atua também como orientadora no curso de mestrado. É autora de vários artigos publicados em periódicos nacionais da área de Lingüística. É Co-organizadora de vários livros, entre eles Introdução à Lingüística – domínios e fronteiras (v. 1, 2 e 3). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso (CNPq-UFU), do grupo de pesquisa Questões de Teoria e de análise em Análise do Discurso (CNPq-Unicamp) e do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (CNPq-Uesb). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso. Temas de pesquisa: identidade lingüística nacional; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura, música e pintura); processos de constituição de identidades femininas no discurso publicitário; gêneros de discurso.

Referências

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CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

MUSSALIM, F. A Constituição de Identidades Femininas no Discurso Publicitário (Constitution of Feminine Identities in Publicity Discourse). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 109-124, 2007. DOI: 10.22481/el.v5i1.1050. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1050. Acesso em: 4 nov. 2024.