O sujeito afásico CN em destaque( Focus on aphasic person CN )

Autores

  • Cinthia Ishara Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1069

Palavras-chave:

Afasia, Terapia, Fonoaudiologia, Subjetividade, Apraxia

Resumo

O presente artigo se baseia no acompanhamento clínico de um sujeito afásico, CN. Em sprocesso terapêutico, a opção por uma teoria de linguagem que inclui o sujeito, ao invés de uma teorização voltada apenas para o sintoma e para o que falta em sua fala, mostra-se decisiva para promover e explicar as mudanças que CN faz durante o período do acompanhamento. Tais mudanças reforçam que não se trata de ensinar ou treinar os aspectos alterados pela afasia, mas que é no exercício da linguagem que CN pode reconhecer-se como falante e exercer sua condição de sujeito da linguagem.
PALAVRAS-CHAVE: Afasia. Terapia. Fonoaudiologia. Subjetividade. Apraxia.

ABSTRACT
This paper is based on a case study of an aphasic person, CN. We longitudinally examine the performance of CN in different situations. The study adopts the aphasia’s discursive approach (Coudry, 1986, 1988). We try to understand changes in CN’s language functioning and the characteristics of CN’s aphasia. The improvements in CN’s language functioning from our initial evaluation provides support for the language’s view that includes the subject in its scope and the therapeutic process that is not limited to following training programs or educational treatments.
KEYWORDS: Aphasia.Therapy. Speech pathologist. Subjectivity. Apraxia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Ishara, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Cinthia Ishara possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Projeto Integrado em Neurolinguística: elaboração de banco de dados e de protocolos de avaliação (Unicamp/CNPq), no Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/Uesb) e no Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: afasia, apraxia, heterogeneidade, processo terapêutico. Atualmente, é Professora visitante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb.

Referências

ABAURRE, M. B. M.; COUDRY, M. I. H. Em torno de sujeitos e de olhares. Estudos da Língua(agem). Vitória da Conquista, v. 6, n. 2., p. 171-194.
COUDRY, M. I. H.; POSSENTI, S. Avaliar discursos patológicos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 5, p. 99-109, 1983.
COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. Análise de interlocuções com afásicos. 1986. [s.p] Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1986.
______. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
FEDOSSE, E. Da relação linguagem e praxia: estudo neurolinguístico de um caso de afasia. 2000. 153 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
FREUD, S. A interpretação das afasias. São Paulo: Edições 70, 1979, 76p. Edição original: 1891.
MORATO, E. M. Significação e Neurolinguística. In: Damasceno, B.P.; Coudry, M. I. H. (Org.). Temas de Neuropsicologia e Neurolinguística. São Paulo: SBNp, 1995, p.26-31.
SACKS, O. O homem que confundiu a sua mulher com chapéu. São Paulo: Companhia da Letras, 1997.
Varley, r.; Whiteside, s. p. What is the underlying impairment in acquired apraxia of speech? Aphasiology, London, v. 15, n. 1, p. 39-49, 2001.
Winnicott, D. W. Tudo começa em casa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Edição Original 1970.
______. O ambiente e os processos de maturação: estudo sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

ISHARA, C. O sujeito afásico CN em destaque( Focus on aphasic person CN ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 6, n. 2, p. 127-144, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i2.1069. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1069. Acesso em: 4 nov. 2024.