(Des)atenção e memória: um estudo de caso sob a perspectiva neurolinguística ((Un)attention and memory: a case study in the neurolinguistic)

Autores

  • Noeli Lobo Costa Marcolino Secretaria de Saúde do Município de Induiatuba (SP/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1070

Palavras-chave:

Atenção, Memória, Neurolingüística, Fonoaudiologia

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo de caso de um jovem FR que sofreu uma parada cárdio-respiratória ocasionando anóxia cerebral. O estudo visa a compreender, de acordo com a Neuropsicologia luriana e com a Neurolingüística Discursiva, os efeitos causados pela lesão neurológica e a contribuir para a prática clínica com sujeitos cérebro-lesados, sobretudo na Fonoaudiologia.
PALAVRAS-CHAVE: Atenção. Memória. Neurolingüística. Fonoaudiologia.

ABSTRACT
This essay presents a case of a study of a young veterinary student (FR), that suffered a cardio-respiratory arrest resulted in brain anoxia. The study aims to understand, in consonance with the Lurian neuropsychology and with the Discursive Neurolinguistics, the effects caused by the neurological lesion and to contribute to the clinical practice with brain-damaged subjects, principally in the Speech Therapy.
KEYWORDS: Attention. Memory. Neurolinguistics. Speech pathology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noeli Lobo Costa Marcolino, Secretaria de Saúde do Município de Induiatuba (SP/Brasil)

Noeli Lôbo Costa Marcolino é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem- UNICAMP. Atuação no Serviço Público, Secretaria de Saúde do município de Indaiatuba –SP, desde 2000.

Referências

ANDRADE, Mara Lúcia Fabrício. Linguagem e atenção: um estudo com sujeitos cérebro-lesados. 2007. 197 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
COUDRY, Maria Irma Hadler. (1986) Diário de Narciso. Discurso e afasia: análise discursiva de interlocuções com afásicos. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
______. O que é o dado em Neurolinguística? In: CASTRO, Maria Fausta Pereira (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Ed. Unicamp, 1996, p. 179-194.
______. 10 anos de Neurolinguística no IEL. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 32, p. 9-23; 1997.
______. Linguagem e afasia: uma abordagem discursiva da Neurolinguística. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 42, p.99-129, 2002.
______. Relatório de Pesquisa do Projeto Integrado em Neurolinguística: avaliação e banco de dados. CNPq n. 521773/95-4. 2003.
______.; MORATO, Edwuiges. Processos de significação: a visão da Neurolinguística. BOLETIM da ABRALIN, n. 13, p: 4-73, 1992.
______.; ______. A ação reguladora da interlocução e de operações epilinguísticas sobre objetos linguísticos. Cadernos de estudos linguísticos, n. 19, p. 127-135, 1988.
FRANCHI, Carlos. Linguagem: Atividade Constitutiva. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 22, p. 9-39. 1992. Artigo Original: 1977.
FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Agenda Mágica: linguagem e memória. 2005. 257 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
FREUD, Sigmund. La afasia. Tradução de Ramón Alcalde. Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión. 1973. Edição Original:1891
GANDOLFO, Mônica Cristina. Síndrome frontal (leve) ou afasia semântico-pragmática: um estudo de caso. 1994. 125 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GOMES, T. M. Quatro estudos de afasia e um sujeito da linguagem: um estudo neurolinguístico. 2007. 161 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
LURIA, Alexander Romanivich. Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. v. I e IV. 1991.
LURIA, Aleksandr Romanovich. Fundamentos de neuropsicologia. Tradução de Juarez Aranha Ricardo. Rio de Janeiro/São Paulo: Livros técnicos e científicos/Ed. USP, 1984.
LURIA, Aleksandr Romanovich. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.
LURIA, Aleksandr Romanovich. The functional organization of the brain. Scientific American. v. 222, n. 3, p. 66-78, 1970.
Pavlov, I.P. Lectures on conditioned reflexes. New York: International, 1928.
POSSENTI, S . Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes. 1988. Edição Original, 1986.
SCISCI, Lúcia Aparecida de Campos. Estudo da Atribuição de Sentido a processos de significação verbais e não verbais de sujeitos afásicos. 2004. 119 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/1988.
______. Pensamento e linguagem. Tradução de Jéferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

MARCOLINO, N. L. C. (Des)atenção e memória: um estudo de caso sob a perspectiva neurolinguística ((Un)attention and memory: a case study in the neurolinguistic). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 6, n. 2, p. 145-170, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i2.1070. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1070. Acesso em: 17 set. 2021.