Colóquios materno-infantis: especulações à luz das operações e dos processos sociocognitivos e linguisticos (Childisches mother-colloquy: speculation in the light of operations And processes sociocognitves and linguistics)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v7i3.1105

Palavras-chave:

Lingüística textual, Operações e processos sociocognitivos e lingüísticos, Neurolinguística, Fala espontânea, Diálogos maternoinfantis

Resumo

O artigo teve por objetivo especular ou conjecturar sobre alguns aspectos das operações e dos processos sociocognitivos e linguísticos presentes em dois curtos diálogos ocorridos entre duas mães e suas respectivas filhinhas, ambas com menos de três anos. À luz dos conhecimentos neurocientíficos da última década do século XX e dos avanços da lingüística textual, os dois diálogos mostram as ações holísticas (lingüísticas, cognitivas e sociais) tanto das crianças quanto de suas mães durante o breve diálogo registrado.
PALAVRAS-CHAVES: Lingüística textual. Operações e processos sociocognitivos e lingüísticos. Neurolinguística. Fala espontânea. Diálogos maternoinfantis.

ABSTRACT
The article aimed to speculate or conjecture about some aspects of operations and processes socio cognitive and linguistics in two short dialogues occurring between two mothers and their little children, both less than three years. In the light of knowledge neurocientifics the last decade of the twentieth century and advances in textual linguistics, the two dialogues show holistic actions (linguistic, cognitive and social) as much as the children from their mothers during the brief dialogue recorded.
KEYWORD: Textual linguistics. Operations and processes sociocognitives and linguistics. Neurolinguistics. Spontaneous speech. Mother/child dialogues.

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Biografia do Autor

Valdir Vegini, Universidade Federal de Rondônia (UFR/Brasil)

Valdir Vegini é Doutor em Letras/Linguística pela UFSC É Professor Adjunto I da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, campus PVH, Professor do Mestrado em Letras da UNIR (Capes, 2009), Professor da UAB/EaD/UNIR, vice-chefe do DLV/UNIR, Orientador de alunos de graduação e de pós-graduação. Tem experiência na área de Letras e Linguística, atua como docente de Língua Portuguesa, Linguística Geral, Linguística Textual, Fonética e Fonolgia, Gramática Histórico-Comparativa e Metodologia Científica. Além disso, desenvolve pesquisas na área de Línguas Indígenas e é Coordenador/Orientador do Projeto de Pesquisa “Tradição Oral e Etnicidade Amazônica” da UNIR/PVH/RO.

Rebecca Louize Vegini, Maple Bear Canadian School

Rebecca Louize Vergini é graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Tem experiência profissional nessa área, com ênfase em Língua Portuguesa. Atualmente é professora da “Maple Bear Canadian School” e pesquisadora voluntária (sub-coordenadora) do Projeto de Pesquisa “Tradição Oral e Etnicidade Amazônica”/Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

VEGINI, V.; VEGINI, R. L. Colóquios materno-infantis: especulações à luz das operações e dos processos sociocognitivos e linguisticos (Childisches mother-colloquy: speculation in the light of operations And processes sociocognitves and linguistics). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 7, n. 3, p. 49-74, 2009. DOI: 10.22481/el.v7i3.1105. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1105. Acesso em: 22 dez. 2024.