Sobre as construções com tough movement do inglês (On English tough-movement constructions)

Autores

  • Irenilza Oliveira e Oliveira Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v8i2.1130

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Movimento Sintático, Predicado Tough, Sintaxe Gerativa

Resumo

Neste trabalho, apresento uma análise para construções com tough-movement do inglês. Tomando como evidência as propriedades semânticas e sintáticas internas ao predicado encaixado e a relação sintática que se estabelece entre este predicado e o núcleo da oração mais alta, mostro que sentenças como John is easy to please e John is easy to convince Mary to visit possuem estruturas sinta?ticas diferentes no que tange ao complemento infinitivo do predicado tough.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa. Movimento Sintático. Predicado Tough. Sintaxe Gerativa.

ABSTRACT
In this work, I analyze English tough-movement constructions. Based on semantic and syntactic properties of these constructions and on the grammatical relationship between the infinitival complement and the tough predicate, I argue that sentences like John is easy to please and John is easy to convince Mary to visit have different syntactic derivations.
KEYWORDS: English. Syntactic Movement. Tough Predicate. Generative Syntax.

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Biografia do Autor

Irenilza Oliveira e Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Brasil)

Irenilza Oliveira e Oliveira é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe, atuando principalmente na área de sintaxe gerativa do português
brasileiro. Participa do projeto Temático da FAPESP "Sintaxe Gerativa do Português Brasileiro na Entrada do Século XXI: Minimalismo e Interfaces", coordenado por Jairo Nunes.

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

OLIVEIRA E OLIVEIRA, I. Sobre as construções com tough movement do inglês (On English tough-movement constructions). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 105-131, 2010. DOI: 10.22481/el.v8i2.1130. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1130. Acesso em: 22 dez. 2024.