Gênese do preconceito e implicações no funcionamento de linguagem na Síndrome de Down (Genesis of prejudice and implications in the operation of language in Down Syndrome)

Autores

  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v9i1.1142

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Preconceito, Nosologia médica, Linguagem

Resumo

Este texto discute a Síndrome de Down nos seus aspectos históricos, sociais e linguísticos, evidenciando os fatores que determinaram as formas de conceber a síndrome, como parte da nosologia médica, como um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam o estado “mórbido” do organismo humano, desconsiderando o continuum que estabelece graduações infinitas entre o que é normal e o que é patológico. O dado deixa visíveis os determinantes da ordem médica, as implicações sociais e históricas a que esteve exposto o fenômeno conhecido como “mongolismo”, determinando a gênese do preconceito em relação à síndrome: desvalorização do sujeito e valorização da síndrome e suas consequências na atividade de linguagem dessas crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down. Preconceito. Nosologia médica. Linguagem.

ABSTRACT
This paper discusses about Down syndrome in its historical, social and linguistic aspects evidencing the factors which determined the ways of conceiving the syndrome as part of the medical nosology, as a set of signals and symptoms which characterizes “morbid” state of the human organism disregarding the continuum which establishes infinite graduations between what is normal and pathological. The data make visible the medical determinants, the social and historical implications to which the phenomenon known as “mongolism” has been exposed while determinants for the origin of prejudice in relation to the syndrome: devaluation of the subject and valuation of the syndrome and its consequences on the language activity of those children.
KEYWORDS: Down syndrome. Prejudice. Medical nosology. Language

 

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Biografia do Autor

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires é fonoaudióloga e doutora em Linguística – área de concentração Neurolinguística – pelo Instituto de Estudo da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual Campinas (UNICAMP). É professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

GHIRELLO-PIRES, C. S. A. Gênese do preconceito e implicações no funcionamento de linguagem na Síndrome de Down (Genesis of prejudice and implications in the operation of language in Down Syndrome). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105-135, 2011. DOI: 10.22481/el.v9i1.1142. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1142. Acesso em: 28 mar. 2024.