Política externa e deslizamento de sentido nos discursos dos governos FHC e Lula ( External politics and slippage of sense in the discourse of FHC’s government and Lula’s government )

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v9i2.1153

Palavras-chave:

Política externa, Governo FHC, Governo Lula

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultado de pesquisa sobre deslizamento de sentido de política externa nos discursos dos governos FHC e Lula. Defendemos a hipótese de que o governo Lula, diferente do governo FHC, assumiu o papel de hegemonia, não só regionalmente, mas também em foros maiores onde o país assumiu uma postura de liderança frente aos países em desenvolvimento. No entanto, há continuidades entre a política externa do governo de Fernando Henrique Cardoso e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
PALAVRAS-CHAVE: Política externa. Governo FHC. Governo Lula.

ABSTRACT
In the work, we present result of research about slippage of sense Brazilian external politics in the discourse the FHC’s government and the Lula’s government. We defend the hypothesis that Lula’s government, differently the FHC’s government, assumed the role of hegemony, not only regionally, but also in larger forums where the country assumed the leadership of the developing countries. However, there is much continuity between the external politics of Fernando Henrique Cardoso and that of Luiz Ina?cio Lula da Silva’s government.
KEYWORDS: External politics. FHC’s government. Lula’s government.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Fonseca-Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Maria da Conceição Fonseca-Silva é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), onde também realizou o curso de Mestrado em Linguística e o estágio de pós-doutoramento. Atualmente é professora Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-Uesb) e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMemorials-Uesb). É líder do "Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso" (GPADis/Uesb/CNPq) e do "Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem)" (GPEL/Uesb/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos-sujeito e efeitos-sentido, memória discursiva, discurso político e discurso jurídico, corrupção política, mídia, sujeito mulher.

Vinícius Fonseca-Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Vinícius Fonseca-Nunes é graduado em Comércio Exterior e encontra-se no último ano do curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua no "Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso" (GPADis/CNPq/Uesb).

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Edvania Gomes da Silva é Doutora em em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), onde também o Mestrado em Lingüística (2004) e o Estágio de Pós-Doutoramento (2010). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMemorials/Uesb) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/Uesb). Atua na área deLinguística, com ênfase em Análise de Discurso, pricipalmente com os seguintes temas: discurso religioso; discurso politico, polêmica discursiva.

Referências

HOBBES, T. Leviatã - ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Martin Claret, 2001. Edição Original: 1651.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1969. Edição Original: 1532.
MORGENTHAU, H. A política entre as nações - a luta pelo poder e pela paz. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2003. Edição original: 1948.
ORLANDI, E. P. As Formas do Silêncio. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento? São Paulo: Pontes, 1990. Edição original: 1983a.
PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. Papel da Memória. Campinas: Pontes, 1999. Edição original: 1983b.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. Edição original: s/d.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

FONSECA-SILVA, M. da C.; FONSECA-NUNES, V.; SILVA, E. G. da. Política externa e deslizamento de sentido nos discursos dos governos FHC e Lula ( External politics and slippage of sense in the discourse of FHC’s government and Lula’s government ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 27-38, 2011. DOI: 10.22481/el.v9i2.1153. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>