Modelo de análise modular do discurso e dimensão situacional da proposta curricular de Minas Gerais (Model of modular analysis of speech and situational dimension of the proposal curriculum of the State of Minas Gerais)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v9i2.1156

Palavras-chave:

Análise do discurso, Dimensão situacional, Modularidade

Resumo

Este artigo analisa a dimensão situacional da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, estudando a interação entre a instância de produção da proposta – a Secretaria de Educação – e a instância de destinação dessa proposta – o professor de português da rede estadual de ensino. A análise realizada adota os pressupostos teóricos do Modelo de Análise Modular do Discurso, para investigar os aspectos materiais da interação, os papéis que os agentes desempenham e as ações que realizam por meio da proposta curricular.
PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso. Dimensão situacional. Modularidade.

ABSTRACT
This article examines the situational dimension of the proposal curriculum of the State of Minas Gerais, studying the interaction between the production instance of the proposal – the Secretary of Education – and the destination instance this proposal – professor of Portuguese. The analysis adopts the theoretical assumptions of the model Modular analysis of speech, to investigate the material aspects of the interaction, as well as the roles they play and the agents that perform actions through the proposal curriculum.
KEYWORDS: Discourse analysis. Situational dimension. Modularity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Gustavo Ximenes Cunha é mestre em Linguística pela UFMG e doutorando em Linguística na mesma Instituição. É membro do grupo de pesquisa Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação - LDP-Properfil (Unicamp/CNPq), e do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso - UFMG/CNPq. Tem experiência na área de Linguística Lingüística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Sequências narrativas, Jornalismo político, Modelo de Análise Modular do Discurso.

Referências

FILLIETTAZ, L. La place du contexte dans une approche praxéologique du discours. Le cas de l’argumentation dans les interactions scolaires. Pratiques, n. 129/130, p. 71-88, 2006.
FILLIETTAZ, L.; ROULET, E. The Geneva Model of discourse analysis: an interactionist and modular approach to discourse organization. Discourse Studies, n. 4, v. 3, p. 369-392, 2002.
GUIMARÃES, E. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do português. São Paulo: Pontes, 2007.
MARINHO, J. H. C; PIRES, M. S. O.; VILLELA, A. M. N. (Org.) Análise do discurso: ensaios sobre a complexidade discursiva. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2007.
MINAS GERAIS. Proposta Curricular. Português: ensinos fundamental e médio. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação (SEE). Disponível em: <www.educacao.mg.gov.br>. Acesso em 28 de março de 2011.
ROULET, E. Une description modulaire de l’organisation topicale d’un fragment d’entretien. Cahiers de linguistique française, n. 18, p. 11-32, 1996.
ROULET, E. La description de l’organisation du discours: Du dialogue au texte. Paris: Didier, 1999.
ROULET, E.; FILLIETTAZ, L.; GROBET, A. Un modèle et un instrument d'analyse de l'organisation du discours. Berne: Lang, 2001.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

CUNHA, G. X. Modelo de análise modular do discurso e dimensão situacional da proposta curricular de Minas Gerais (Model of modular analysis of speech and situational dimension of the proposal curriculum of the State of Minas Gerais). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 55-67, 2011. DOI: 10.22481/el.v9i2.1156. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1156. Acesso em: 2 nov. 2024.