Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1189

Palavras-chave:

Discurso Imagético, Representação, Identidade Indígena, Prática Analítica

Resumo

Ler imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p>
PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.

ABSTRACT
Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI).
KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismara Tasso, Universidade Estadual de Maringá (UEM/Brasil)

Ismara Tasso é doutora em Linguística e Lïngua Portuguesa (UNESP); professora do Departamento de Letras - Área de Língua Portuguesa (UEM). É editora Associada da Revista Acta Scientiarum. Language and Culture; Líder do GEDUEM/CNPq – Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM; Membro da Comissão Universidade para os Índios - CUIA Estadual

Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves

Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves é Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e membro do Grupo de Estudo em Análise de Discurso da UEM (GEDUEM).

Referências

BURKE, P.. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. Vera Maria dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CORACINI, M. J. R. F. Concepções de Leitura na (Pós-)Modernidade. In: LIMA, Regina Célia de Carvalho Paschoal (org). Leitura: múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.
DONDIS, D. A sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a)
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. (Coleção Campo Teórico).
MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Trad. Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Claudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular para as escolas indígenas. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
SILVA, T. T. D. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
TASSO, I. E. V. de S. As múltiplas faces da iconografia na prática de leitura Escolar. UNESP/Araraquara, Tese de doutorado, 2003.
TASSO, I. E. V. de S. Linguagem não-verbal e produção de sentido no cotidiano escolar. In: SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lílian Cristina Buzzato (Org.) Concepções de Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa. Maringá: Eduem, 2005. p. 131-173.
TASSO, I. E. V. de S. Iconografia: (in)visibilidades nas práticas pedagógicas de leitura. In: MENEGASSI, Renilson José; SANTOS, Annie Rose dos (Org). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 95-123.
TASSO, I. E. V. de S.; ROSTEY, J. C. Governamentalidade, identidade e representação: articulações entre arte e política. In: POSSENTI, Sírio; PASSETI, Maria Célia (orgs). Estudos do texto e do discurso: política e mídia. Maringá: EDUEM, 2010, p. 37-61.
VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WEEDWOOD, B. História concisa da Linguística. Trad. Marcos Bagno. São Paulo. 2002.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

TASSO, I.; GONÇALVES, R. F. C. R. Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 125-142, 2012. DOI: 10.22481/el.v10i2.1189. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189. Acesso em: 19 set. 2021.