Omissões ortográficas na escrita infantil: relação entre posição silábica e escolaridade (Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling )

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12064

Palavras-chave:

Escrita infantil; Ortografia; Omissões ortográficas, Sílaba.

Resumo

A investigação teve como objetivos verificar em que medida omissões ortográficas dependeriam (1) das diferentes posições que os grafemas ocupam na estrutura da sílaba; e (2) da relação entre essas posições e a seriação escolar. Os dados foram extraídos de 190 produções escritas de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo. Foram quantificadas todas as omissões ortográficas nas posições silábicas investigadas (ataque, núcleo e coda) e, depois, comparadas em função dos três anos de que se compõe esse Ciclo. Os resultados mostraram: quanto ao primeiro objetivo, predomínio das omissões em coda silábica; quanto ao segundo objetivo, variação da distribuição das omissões nas diferentes posições da sílaba em função do ano escolar. Características fonético-fonológicas da sílaba, combinadas com práticas pedagógicas que enfatizam o trabalho com a estrutura silábica consoante-vogal, permitiram explicar as tendências apontadas pelos resultados.

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Biografia do Autor

Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Brasil)

Lourenço Chacon é livre-docente em Linguística em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências desta mesma universidade. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, ambos da UNESP. Investiga relações entre ortografia e fonologia na escrita infantil, bem como hesitações na fala infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Linguagem”, credenciado pelo CNPq. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq), Processo 307721/2017-5.lourencochacon@yahoo.com.br

 

Marciel Antonio Alves da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Brasil)

Marciel Antonio Alves da Silva é graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Investiga relações entre ortografia e fonologia na escrita infantil. É vinculado ao Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Linguagem”, credenciado pelo CNPq. É bolsista, em nível de iniciação científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo 2020/05606-8.

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

CHACON, L. .; SILVA, M. A. A. da. Omissões ortográficas na escrita infantil: relação entre posição silábica e escolaridade (Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 29-54, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12064. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12064. Acesso em: 22 dez. 2024.