Omissões ortográficas na escrita infantil: relação entre posição silábica e escolaridade (Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling )
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12064Palavras-chave:
Escrita infantil; Ortografia; Omissões ortográficas, Sílaba.Resumo
A investigação teve como objetivos verificar em que medida omissões ortográficas dependeriam (1) das diferentes posições que os grafemas ocupam na estrutura da sílaba; e (2) da relação entre essas posições e a seriação escolar. Os dados foram extraídos de 190 produções escritas de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo. Foram quantificadas todas as omissões ortográficas nas posições silábicas investigadas (ataque, núcleo e coda) e, depois, comparadas em função dos três anos de que se compõe esse Ciclo. Os resultados mostraram: quanto ao primeiro objetivo, predomínio das omissões em coda silábica; quanto ao segundo objetivo, variação da distribuição das omissões nas diferentes posições da sílaba em função do ano escolar. Características fonético-fonológicas da sílaba, combinadas com práticas pedagógicas que enfatizam o trabalho com a estrutura silábica consoante-vogal, permitiram explicar as tendências apontadas pelos resultados.
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