Fala disfluente e aquisição. Os dados de V. (Disfluent speech and aquisition. V’s data.)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12065Palavras-chave:
Disfluência; Aquisição; Características prosódicas.Resumo
Este artigo propõe analisar dados de difluência de um sujeito, V, entre 2 e 3 anos de idade, para verificar a hipótese de que trechos disfluentes do enunciado não são aleatórios do ponto de vista prosódico, nem avessos à dinâmica própria da fala espontânea. Dados de reanálise morfológica, de pequenas pausas em falsos começos e declinação de F0 também foram observados e comparados com os de amostras da fala adulta. Os resultados mostram os trechos disfluentes tendem a ocorrer fora das sílabas portadoras de acento frasal. A fala da criança não exibe a mesma declinação de F0 em sucessivas repetições e no uso de sons e sílabas preenchedoras. A conclusão é que as disfluências infantis mostram a aquisição da estrutura prosódica do enunciado, numa fase de maior complexidade sintagmática e maior demanda enunciativa-discursiva na fala da criança. Recomendamos que o conceito de gagueira fisiológica seja melhor dimensionado.
Downloads
Referências
BISOL, L. O diminutivo e suas demandas. São Paulo: D.E.L.T.A. vol.26, n.1, p.58-85, 2010.
CAMARA JR., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
CRUTTENDEN, A. Intonation. Cambridge University Press, 2a. edição, 1997.
LEITE, Y. de F. Portuguese Stress and Related Rules. Tese de Doutorado. Universidade de Texas, 1974.
MERLO, S. Hesitações na fala semi-espontânea: análise por séries temporais. Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
MERLO, S; BARBOSA, P. Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea. Campinas: Cadernos de Estudos Linguísticos, vol. 54-1, pag. 11-24.
SCARPA, E.M; FERNANDES-SVARTSMAN, F. A estrutura prosódica das disfluências em português brasileiro. Campinas: Cadernos de Estudos Linguísticos, SP, v. 54, n. 1, p. 25–40, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636969.
SCARPA, E.M. Disfluências e estrutura prosódica na fala adulta e infantil. João Pessoa: Prolíngua, vol. 10, pag. 30-42, 2015.
SCARPA, E.M; DODANE, C. ; VASCONCELOS, A.N. Hésitations et faux-départs dans le langage adulte et enfantin : Le rôle de la prosodie. Paris, Langages, vol. 211, pag. 41-59, 2018.
VISCARDI, J. Repetições hesitativas em fala afásica e não-afásica. Campinas, Cadernos de Estudos Linguísticos, 54-1, 97-115, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.