Fala disfluente e aquisição. Os dados de V. (Disfluent speech and aquisition. V’s data.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12065

Palavras-chave:

Disfluência; Aquisição; Características prosódicas.

Resumo

Este artigo propõe analisar dados de difluência de um sujeito, V, entre 2 e 3 anos de idade, para verificar a hipótese de que trechos disfluentes do enunciado não são aleatórios do ponto de vista prosódico, nem avessos à dinâmica própria da fala espontânea. Dados de reanálise morfológica, de pequenas pausas em falsos começos e declinação de F0 também foram observados e comparados com os de amostras da fala adulta. Os resultados mostram  os trechos disfluentes tendem a ocorrer fora das sílabas portadoras de acento frasal. A fala da criança não exibe a mesma declinação de F0 em sucessivas repetições e no uso de sons e sílabas preenchedoras. A conclusão é que as disfluências infantis mostram a aquisição da estrutura prosódica do enunciado, numa fase de maior complexidade sintagmática e maior demanda enunciativa-discursiva na fala da criança. Recomendamos que o conceito de gagueira fisiológica seja melhor dimensionado.

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Biografia do Autor

Ester Mirian Scarpa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil)

Ester Mirian Scarpa é professora titular aposentada do Departamento de Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Tendo se graduado em Letras Românicas pela atual UNESP em 1968, tem mestrado em Linguística pela UNICAMP e doutorado pela Universidade de Londres, Reino Unido, em 1984. Fez estágios de estudos de  pós doutoramento em Oxford, Reading e Newcastle.

Angelina Nunes de Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Brasil)

Angelina Nunes de Vasconcelos é docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e graduada em Psicologia pela Ufal (2010). Pesquisadora com foco nos seguintes temas: psicologia escolar educacional; aquisição da linguagem; argumentação; psicologia cognitiva.

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SCARPA, E. M.; VASCONCELOS, A. N. de . Fala disfluente e aquisição. Os dados de V. (Disfluent speech and aquisition. V’s data.). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 55-70, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12065. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12065. Acesso em: 19 abr. 2024.