Prosódia e funções discursivas das interrogativas na Fala Dirigida à Criança (Prosody and discursive functions of questions in Infant-Directed Speech)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12066

Palavras-chave:

Fala dirigida à criança; Perguntas; Prosódia; Funções discursivas; Aquisição da linguagem.

Resumo

Investigamos as interrogativas produzidas com fala dirigida à criança por adultos interagindo com bebês brasileiros.  A FDC apresenta modificações sintáticas, lexicais, prosódicas e alta taxa de interrogativas. Coletamos dados de quatro bebês (4 a 12 meses) e seus cuidadores e caracterizamos as perguntas em seus aspectos prosódicos e funções discursivas. Verificamos que a maioria das perguntas foi marcada por um ou mais traços prosódicos. Inicialmente as perguntas buscam engajar o bebê na cena, são retóricas e bastante realçadas. Aos seis meses, cresce a presença de semirretóricas, que visam verificar a compreensão. Aos dez meses, perguntas plenas, buscando informação nova e resposta clara, tornam-se mais presentes. Os resultados sugerem que as funções das interrogativas alinham-se ao desenvolvimento da capacidade do bebê de dialogar com o adulto, tendo a prosódia importante papel ao destacar distinções entre enunciados e intenções do adulto, potencializando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social do bebê.

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Biografia do Autor

Cristina Name, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/Brasil)

Cristina Name é Doutora em Letras pela PUC-Rio, com estágio no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique (LSCP/EHESS, Paris) e pós-doutorado no Laboratoire de Recherche sur le Langage (UQAM, Montreal). Professora Associada do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Coordenadora do NEALP – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação.

Juan Manuel Sosa, Simon Fraser University (Canadá)/ Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/Brasil)

Juan Manuel Sosa possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidad Central de Venezuela, mestrado em MA em Fonética (University College of London) e doutorado em Prosódia, Fonética e Variacionismo (University of Massachusetts Amherst. Professor Associado do Departamento de Linguística da Simon Fraser University, no Canadá (aposentado em 2011). Atualmente, é Professor Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: entoação, prosódia, semântica, espanhol e linguística hispânica.

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

NAME, C.; SOSA, J. M. Prosódia e funções discursivas das interrogativas na Fala Dirigida à Criança (Prosody and discursive functions of questions in Infant-Directed Speech). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 71-89, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12066. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12066. Acesso em: 4 nov. 2024.