Prosódia e funções discursivas das interrogativas na Fala Dirigida à Criança (Prosody and discursive functions of questions in Infant-Directed Speech)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12066Palavras-chave:
Fala dirigida à criança; Perguntas; Prosódia; Funções discursivas; Aquisição da linguagem.Resumo
Investigamos as interrogativas produzidas com fala dirigida à criança por adultos interagindo com bebês brasileiros. A FDC apresenta modificações sintáticas, lexicais, prosódicas e alta taxa de interrogativas. Coletamos dados de quatro bebês (4 a 12 meses) e seus cuidadores e caracterizamos as perguntas em seus aspectos prosódicos e funções discursivas. Verificamos que a maioria das perguntas foi marcada por um ou mais traços prosódicos. Inicialmente as perguntas buscam engajar o bebê na cena, são retóricas e bastante realçadas. Aos seis meses, cresce a presença de semirretóricas, que visam verificar a compreensão. Aos dez meses, perguntas plenas, buscando informação nova e resposta clara, tornam-se mais presentes. Os resultados sugerem que as funções das interrogativas alinham-se ao desenvolvimento da capacidade do bebê de dialogar com o adulto, tendo a prosódia importante papel ao destacar distinções entre enunciados e intenções do adulto, potencializando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social do bebê.
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