Das formas embrionárias às formas complexas do discurso: movimentos linguístico-enunciativos da criança na aquisição da língua materna (From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during ...)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12071

Palavras-chave:

História de enunciações; Forma e sentido; Discurso narrativo.

Resumo

Este artigo objetiva responder à seguinte questão investigativa: como a criança, na aurora de sua vida, instancia, via movimentos linguístico-enunciativos, formas embrionárias e como, em sua história na linguagem, insere formas complexas do discurso, caso das narrativas, nas relações enunciativas com o outro? Para tanto, ancorado na Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, o presente estudo investiga fatos de linguagem de uma criança acompanhada em coletas naturalísticas e longitudinais nas seguintes faixas etárias: 2 meses e 12 dias; 7 meses e 29 dias; 3 anos e 8 meses. Os resultados da análise apontam que, na constituição da história de enunciações da criança, os sentidos produzidos, na relação com outros, promovem o deslocamento da criança de formas embrionárias para formas complexas do discurso. Nesse deslocamento, enredam-se aspectos de ordem social e de ordem individual, reveladores da instauração da criança nos dois modos de ser língua:  como sistema e como discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Luci da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Carmem Luci da Costa Silva é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, credenciada na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas.  Realizou estudos de pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPQ.

 

Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil)

Marlete Sandra Diedrich é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora e pesquisadora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Dedica-se aos seguintes temas: aquisição da linguagem, enunciação, ensino de língua.

Referências

ABERCROMBIE, D. Elements of General Phonetics. Edinburgh: Edinburgh. University Press, 1967.

BENVENISTE, É. (1966). Problemas de Linguística Geral I. Tradução por Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri; revisão pelo prof. Isaac Nicolau Salum. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 1995.

BENVENISTE, É. (1974). Problemas de Linguística Geral II. Tradução por Eduardo Guimarães et al.; revisão técnica da tradução por Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1989.

DE LEMOS, C. Sobre o estatuto linguístico e discursivo na narrativa da fala da criança. Lingüística/ALFAL, v. 13, p. 23-60, 2001.

DE LEMOS, C. A criança e o linguista: modos de habitar a língua? Estudos linguísticos. São Paulo, v. 43, n. 2, p. 954-964, mai.-ago. 2014.

DEL RÉ, A.; NOGARINI, R. N.; RODRIGUES, R. A. O corpus NALingua e as tecnologias de apoio: a constituição de um banco de dados de fala de crianças no Brasil. Artefactum - Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, ano VIII, n. 2, p. 1-16, 2016.

DIEDRICH, M. S. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. 2015. 147f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015.

DIEDRICH, M. S. A criança e suas narrativas: a experiência constituída nos ruidozinhos vocais. In.: OLIVEIRA, G. F.; ARESI, F. (Orgs.). O universo benvenistiano: enunciação, sociedade, semiologia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

FLORES, V. do N.; TEIXEIRA, M. As perspectivas para o estudo das formas complexas do discurso: atualidades de Émile Benveniste. ReVEL, edição especial n. 7, p. 1-14, 2013.

LEMOS, M. T. G. de. A língua que me falta: uma análise dos estudos em aquisição da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras; FAPESP: São Paulo, 2002.

OLIVEIRA, G. F. Da referência mostrada à referência constituída: a inserção da criança na língua e na cultura. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 62, n. 00, p. 1-22, 2020.

PERRONI, M. C. Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

SILVA, C. L. da C. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. 2007. 293 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2007.

SILVA, C. L. da C. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. 1. ed. Campinas: Pontes, 2009.

SILVA, C. L. da C. A relação entre o biológico e o cultural na aquisição da linguagem e a instauração da criança na interdependência entre forma-sentido na língua materna. In.: OLIVEIRA, G. F.; ARESI, F. (Orgs.). O universo benvenistiano: enunciação, sociedade, semiologia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

SILVA, C. L. da C.; OLIVEIRA, G. F.; DIEDRICH, M . S. A teoria da linguagem de Émile Benveniste: uma abertura para os estudos em aquisição da linguagem. Fragmentum, Santa Maria, n. 56, p. 259-280, jul./dez. 2020.

SOARES, I. L. No mundo de Sof: um estudo sobre a aquisição da leitura pela criança a partir da teoria da linguagem de Émile Benveniste. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SNOW, C. E. Conversations with children. In: FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language Acquisition: Studies in first language development. Cambridge: University Press, 1986.

SNOW, C. E. The conversational context of language acquisition. In: CAMBELL, R.; SMITH, P. (Orgs.) Recent advances in the psychology of language. Language development and mother-child interaction. New York: Plenum Press, 1978.

SNOW, C. E. The development of definitional skill. Journal Child Language, n. 17, sep. 1989.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, C. L. da C. .; DIEDRICH, M. S. Das formas embrionárias às formas complexas do discurso: movimentos linguístico-enunciativos da criança na aquisição da língua materna (From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during ...). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 115-140, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12071. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12071. Acesso em: 4 nov. 2024.