Visão de oralidade e subjetividade da criança nas narrativas (Vision of orality and subjectivity of children in narratives)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12072

Palavras-chave:

Oralidade; Narrativas; Subjetividade.

Resumo

A oralidade é vista nas legislações educacionais (PCNs, BNCC) tanto sob a ótica dos gêneros textuais, como sob a perspectiva de variação linguística. Por outro lado, é inegável que a oralidade está intimamente ligada à subjetividade e que essa perpassa por questões emocionais, singulares, sobre os quais a escola muitas vezes se omite, exigindo uma homogeneidade no trato da questão. Nesse capítulo, de revisão bibliográfica, tem-se como objetivo ressaltar a importância da oralidade na história do ser humano, avanços conseguidos na área da linguística e discutir a entrada da criança nas narrativas, como marca de singularidade do sujeito. Nesse percurso, tomamos, principalmente, como referencial teórico os trabalhos de Vygotsky (1991, 2001, 2004, 2008, 2018) e Volóchinov (2017), Marcuschi (2010), Rojo (2006, 2015) e Bakhtin (2011), François (1996, 2006, 2009), Perroni (1992), Brandão (2015). A conclusão aponta que, na Educação Infantil, a interação assume importância singular, pois a fala da criança é fortemente determinada pela situação de interação linguística.

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Biografia do Autor

Evangelina Maria Brito de Faria, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/ Brasil)

Evangelina Maria Brito de Faria é doutora. em Linguística, membro da Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação na Área de Aquisição.

 

 

Tammy Suelen de Souza Vieira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/ Brasil)

Tammy Suelen de Souza Vieira é mestre pela UFPB, no Programa do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino, com a dissertação: Os processos de reflexão na contação de histórias infantis em ambiente digital (2020).

 

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

FARIA, E. M. B. de .; VIEIRA, T. S. de S. . Visão de oralidade e subjetividade da criança nas narrativas (Vision of orality and subjectivity of children in narratives). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 141-169, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12072. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12072. Acesso em: 25 abr. 2024.