Aquisição da Linguagem na perspectiva dialógico-discursiva: um olhar para os dados de duas crianças (Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children )

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12075

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem; Abordagem dialógico-discursiva; Criança. Humor; Argumentação.

Resumo

Partindo de uma abordagem dialógico-discursiva, de base bakhtiniana, pretendemos neste texto, a partir dos dados de duas crianças brasileiras, que se comunicam por modalidades diferentes – uma vocalmente (criança ouvinte), a outra, por sinais (criança surda, usuária da LIBRAS) –, refletir sobre questões teórico-metodológicas, na continuidade das discussões empreendidas em um trabalho anterior (DEL RÉ, HILÁRIO, VIEIRA, 2021). Nos dados em questão, os recursos linguísticos utilizados para argumentar e dar um tom humorístico às cenas, aliados a outros elementos das situações enunciativas que envolvem a dialogia, a cultura, a memória discursiva e a interação, são trazidos a fim de se traçar um panorama com as possibilidades analíticas, permitindo-nos observar os movimentos discursivos envolvidos na relação que as crianças estabelecem com a língua(gem), nos sentidos que se estabelecem na tensão entre sujeito e alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil)

Alessandra Del Ré –Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor, e em 2017 e 2019/2020 atuou como Professora Visitante na Université Paul Valéry (Montpellier 3). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 e a Université de Montpellier 3. É pesquisadora do CNPq (Nível 2) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede “Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem” CAPES/Print (UNESP); vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita, na ANPOLL e membro da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN.

Alessandra Jacqueline Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil)

Alessandra Jacqueline Vieira é professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Bolsista CAPES. Graduada em Letras, com habilitação em língua Italiana (Bacharelado e Licenciatura), com diploma obtido na Unesp (FCLAr). Estuda a aquisição da linguagem, especificamente os fenômenos do humor e da argumentação em crianças ouvintes e surdas.

 

 

 

Rosângela Nogarini Hilário, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil

Rosângela Nogarini Hilário é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, graduada em Pegagogia pela mesma universidade e pós-doutora em Educação e Saúde pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Educação em uma perspectiva dialógico-discursiva, nos seguintes temas: aquisição do plural nominal; relações entre a produção vocal e o gesto de apontar; co-construção de sentidos em sala de aula. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado na UNESP/FCLAr sobre a aquisição do plural nominal por uma criança portuguesa, buscando semelhanças e diferenças entre a aquisição do português brasileiro e do português europeu.

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Vladimir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerre. Notas da edição russa, Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 1ª. ed., 2016.

BERGER, A. A. An anatomy of humor. LONDON AND NEW YORK: Routledge -Taylor & Francis Group, 1992.

BUBNOVA, T. O princípio ético como fundamento do dialogismo em Mikhail Bakhtin. Conexão Letras, v. 8, n. 10, 2013.

BRUNER, J. Le développement de l’enfant: savoir faire, savoir dire. Paris: PUF, 2004.

BRUNER, J. Como as crianças aprendem a falar. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2007.

DEL RÉ, A. A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

DEL RÉ, A.; MORGENSTERN, A.; DODANE, C. Enunciados humorísticos infantis em foco: implicações pragmáticas, cognitivas e sociais. Revista Alfal, Linguística, vol. 35, no.2, Montevideo, 2019.

DEL RÉ, A.; HILÁRIO, R. N.; ANTÔNIO RODRIGUES, R. O corpus NALingua e as tecnologias de apoio: a constituição de um banco de dados de fala de crianças no Brasil. Artefactum, v. 13, p. 1-16, 2016.

GOUVÊA, C. P.; DEL RÉ, A.; VIEIRA, A. J. Da compreensão à produção de incongruências por uma criança pequena. Faces da História, v. 7, n. 2, p. 195-215, 18 dez. 2020.

DEL RÉ, A.; DE PAULA, L.; MENDONÇA, M. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014a.

DEL RÉ, A.; DE PAULA, L.; MENDONÇA, M. Explorando o discurso da criança. São Paulo: Contexto, 2014b.

DEL RÉ, Alessandra.; HILÁRIO, Rosângela Nogarini. Sobre os estudos da linguagem da criança: a pertinência de um novo olhar dentro da multiplicidade de perspectivas. In: Luciane de Paula. (Org.). Discursos em perspectiva: humanidades dialógicas. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2014, v. , p. 69-98.

DEL RÉ, A.; HILÁRIO, R. N.; VIEIRA, A. J. Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, 16 (1): 12-38, jan./mar. 2021.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FRANÇOIS, F. Langage et pensée: dialogue et mouvement discursif chez Vygotsky et Bahktine. In: Enfance 1-2. Paris : PUF, 1989.

FRANÇOIS, F. Morale et mise en mots. Paris: L’harmattan, 1994.

FRANÇOIS, F. Enfants et récits : mises en mots et « reste ». Presses universitaires du Septentrion, 2004.

FRANÇOIS, F. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. Tradução de Guacira Marcondes Machado Leite. In: DEL RÉ, A. Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.

KARNOPP, L. B.; SILVEIRA, C. H. Humor na literatura surda. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, Editora UFPR, p. 93-109.

LEITÃO, S. Analyzing changes in view during argumentation: a quest for method. Forum: Qualitative Social Research, Art 12, v. 2, n. 3, 2001.

LEITÃO, S. Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro-Posições, Campinas, v. 18, n. 3 [54], p. 75-92, set./dez. 2007a.

LEITÃO, S. Argumentação de desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 3, p. 454-462, 2007b. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n3/a13v20n3.pdf. Acesso em: 10 jun. 2010.

QUADROS, R. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed,1997.

SALAZAR-ORVIG, A. Les mouvements du discours: style, référence et dialogue dans des entretiens cliniques. Paris : Harmattan, 1999.

SALAZAR-ORVIG, A. Eléments pour l’analyse de la connivence dans le dialogue, em M. Bondi e M. Stati (eds.) S. Dialogue Analysis 2000, Selected papers from the 10th IADA Anniversary Conference, Bologna 2000, Tübingen, Niemeyer, 2003. p. 339-350.

SALAZAR ORVIG, A. et al. Une étude sur les premières expressions référentielles. Le cas des pronoms. Revue Tranel, v. 41, p. 15-31, 2005.

SALAZAR ORVIG, A. et al. Peut-on parler d'anaphore chez le jeune enfant? Le cas des pronoms de 3 e personne. Langages, p.10-24, 2006. Disponível em https://www.cairn.info/revue-langages-2006-3-page-10.htm Acesso em 20 de outubro de 2020.

A. SALAZAR ORVIG et. al. Definite and indefinite determiners in French-speaking toddlers: Distributional features and pragmatic-discursive factors. Journal of Pragmatics, v. 56, p. 88-112, 2013.

VASCONCELOS, A. N. Emergência da negação e prosódia: estudo de casos de uma criança brasileira e uma criança francesa. 2017, 218f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2017. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322539 . Acesso em 20 out 2020.

VIEIRA, A. J. Argumentação e explicação na linguagem da criança: diferenças e intersecções em dois estudos de caso. 2015, 231f. Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista Unesp-Araraquara, 2015. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132866/000855922.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 20 out 2020.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólva Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grilo Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2ª. ed., 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

DEL RÉ, A. .; VIEIRA, A. J. .; HILÁRIO, R. N. Aquisição da Linguagem na perspectiva dialógico-discursiva: um olhar para os dados de duas crianças (Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 171-194, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12075. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12075. Acesso em: 26 abr. 2024.