Aquisição da Linguagem na perspectiva dialógico-discursiva: um olhar para os dados de duas crianças (Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children )

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12075

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem; Abordagem dialógico-discursiva; Criança. Humor; Argumentação.

Resumo

Partindo de uma abordagem dialógico-discursiva, de base bakhtiniana, pretendemos neste texto, a partir dos dados de duas crianças brasileiras, que se comunicam por modalidades diferentes – uma vocalmente (criança ouvinte), a outra, por sinais (criança surda, usuária da LIBRAS) –, refletir sobre questões teórico-metodológicas, na continuidade das discussões empreendidas em um trabalho anterior (DEL RÉ, HILÁRIO, VIEIRA, 2021). Nos dados em questão, os recursos linguísticos utilizados para argumentar e dar um tom humorístico às cenas, aliados a outros elementos das situações enunciativas que envolvem a dialogia, a cultura, a memória discursiva e a interação, são trazidos a fim de se traçar um panorama com as possibilidades analíticas, permitindo-nos observar os movimentos discursivos envolvidos na relação que as crianças estabelecem com a língua(gem), nos sentidos que se estabelecem na tensão entre sujeito e alteridade.

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Biografia do Autor

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil)

Alessandra Del Ré –Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor, e em 2017 e 2019/2020 atuou como Professora Visitante na Université Paul Valéry (Montpellier 3). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 e a Université de Montpellier 3. É pesquisadora do CNPq (Nível 2) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede “Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem” CAPES/Print (UNESP); vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita, na ANPOLL e membro da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN.

Alessandra Jacqueline Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil)

Alessandra Jacqueline Vieira é professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Bolsista CAPES. Graduada em Letras, com habilitação em língua Italiana (Bacharelado e Licenciatura), com diploma obtido na Unesp (FCLAr). Estuda a aquisição da linguagem, especificamente os fenômenos do humor e da argumentação em crianças ouvintes e surdas.

 

 

 

Rosângela Nogarini Hilário, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil

Rosângela Nogarini Hilário é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, graduada em Pegagogia pela mesma universidade e pós-doutora em Educação e Saúde pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Educação em uma perspectiva dialógico-discursiva, nos seguintes temas: aquisição do plural nominal; relações entre a produção vocal e o gesto de apontar; co-construção de sentidos em sala de aula. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado na UNESP/FCLAr sobre a aquisição do plural nominal por uma criança portuguesa, buscando semelhanças e diferenças entre a aquisição do português brasileiro e do português europeu.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

DEL RÉ, A. .; VIEIRA, A. J. .; HILÁRIO, R. N. Aquisição da Linguagem na perspectiva dialógico-discursiva: um olhar para os dados de duas crianças (Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 171-194, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12075. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12075. Acesso em: 22 dez. 2024.