Análise da fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down: resultados do teste Cloze (Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12082

Palavras-chave:

Fluência de leitura; T21; Compreensão leitora; T21.

Resumo

Objetivamos investigar a fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down (sD), utilizando, para isso, o teste Cloze (TAYLOR, 1953; KLEIMAN, 1989). Nossa hipótese é a de que as especificidades da síndrome, como atraso cognitivo e de linguagem e o comprometimento de memória, fatores importantes no processamento do texto, prejudicarão a fluência de leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos. Três pessoas com SD participaram deste estudo e foram submetidas a três testes Cloze: rígido (TAYLOR, 1953), Racional lexicais maiores e Racional lexicais menores (KLEIMAN, 1989). O teste consiste no lacunamento de um texto a ser recuperado pelo leitor. Nossos resultados mostraram que os três participantes alcançaram baixas pontuações nos três testes realizados, principalmente no Racional lexicais menores, o que evidencia baixa fluência de leitura e, portanto, comprometimento da compreensão do texto.

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Biografia do Autor

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLIN/Brasil)

Marian Oliveira é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração Sociolinguística. É professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Coordena o Projeto Núcleo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down - Saber Down.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Vera Pacheco é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É graduada em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Gláubia Ribeiro Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB/Brasil)

Gláubia Ribeiro Moreira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista FAPESB e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

Lucas Alencar Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil) /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil)

Lucas Viana Alencar é graduado em Letras Modernas (Português - Inglês e suas respectivas literaturas) pela UESB. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista Capes e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, M. .; PACHECO, V.; MOREIRA, G. R. .; VIANA, L. A. Análise da fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down: resultados do teste Cloze (Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 261-280, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12082. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12082. Acesso em: 4 nov. 2024.