Análise da fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down: resultados do teste Cloze (Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12082Palavras-chave:
Fluência de leitura; T21; Compreensão leitora; T21.Resumo
Objetivamos investigar a fluência de leitura em pessoas com síndrome de Down (sD), utilizando, para isso, o teste Cloze (TAYLOR, 1953; KLEIMAN, 1989). Nossa hipótese é a de que as especificidades da síndrome, como atraso cognitivo e de linguagem e o comprometimento de memória, fatores importantes no processamento do texto, prejudicarão a fluência de leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos. Três pessoas com SD participaram deste estudo e foram submetidas a três testes Cloze: rígido (TAYLOR, 1953), Racional lexicais maiores e Racional lexicais menores (KLEIMAN, 1989). O teste consiste no lacunamento de um texto a ser recuperado pelo leitor. Nossos resultados mostraram que os três participantes alcançaram baixas pontuações nos três testes realizados, principalmente no Racional lexicais menores, o que evidencia baixa fluência de leitura e, portanto, comprometimento da compreensão do texto.
Downloads
Referências
ABBEDUTO, L.; WARREN, S. F.; CONNERS, F. A. Language development in Down syndrome: from the prelinguistic period to the acquisition of literacy. Ment Retard Dev Disabil Res Rev. v.13, n. 3, p. 247–261, 2007.
ANDRADE, R. V., LIMONGI, S. C. O. A emergência da comunicação expressiva na criança com síndrome de Down. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 19, n. 4, p. 387-92, 2007.
BOWER, A.; HAYES, A. Short-term memory deficits and Down’s syndrome: A comparative study. Down Syndrome Research and Practice. v. 2, n. 2, p. 47-50, 1994.
BUCKLEY, S.; BIRD, G. Teaching children with Down`s syndrome to read. Down Syndrome Research and pratice, v. 1, n. 1, p. 34-39, 1993.
CARDOSO-MARTINS, C.; FRITH, U. Consciência fonológica e habilidade de leitura na síndrome de Down. Psicologia:Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-11, 1999.
CORTÉS-MONTER, D. R. Adquisición de la lectura en personas con síndrome de Down. In: ARAIAS-TREJO, N.; GARCÍA, O. (Eds.). Lenguaje y Cognicíon em el síndrome de Down, 2016. p 130-155.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
FERREIRA, T.; LAMÔNICA, D. A. C. Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental. Revista CEFAC, vol. 14, núm. 5, pp. 786-791, 2012.
GOMES, A. L. L. Leitores com síndrome de Down: a voz que vem do coração. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
GOODMAN, K. S. Miscues; windows on the reading process. In: GOODMAN, K. S., org. Miscues analysis; applications to reading instruction. Urbana, Illinois: Clearinghouse on Reading and Communicative Skills, National Council of Teachers of English, l973.
GREGOLIN, R. M. Especificidades sintáticas na síndrome de Down. Porto Alegre: Letras de Hoje, v. 35, n. 3, p. 155-170, 2000.
HICK, R. F.; BOTTING, N.; CONTI-RAMSDEN, G. Short-term memory and vocabulary development in children with Down syndrome and children with specific language impairment. Developmental Medicine & Child Neurology, 47, p. 532-538, 2005. Disponível em: https://openaccess.city.ac.uk/id/eprint/1836/1/. Acesso em 25 jun. 2020.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria & prática. 9. ed. Campinas: Pontes: 2002.
KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. São Paulo: Pontes, 1989.
KOZMA, C. O que é a síndrome de Down? In: STRAY-GUNDERSEN, K. Crianças com síndrome de Down: guia para pais e educadores. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 28-32.
LAMÔNICA, D. A. C., FERREIRA-VASQUES A. T. Habilidades comunicativas e lexicais de crianças com síndrome de Down: reflexões para inclusão escolar. Revista CEFAC, v. 17, n.5, p. 1475-1482, 2015
LARA, A. T. M.; TRINDADE, S. H. R.; NEMR, K. Desempenho de indivíduos com síndrome de Down nos testes de consciência fonológica aplicados com e sem apoio visual de figuras. Revista CEFAC, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 164-73, 2007.
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra/DC Luzzatto, 1996.
MOREIRA, G. R. A emergência da fonologia na fala típica e atípica: o papel dos templates. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2018.
MUSTACHI, Z.; SALMONA, P. síndrome de Down. In: MUSTACHI, Z. et al. (org.) Guia do bebê com Síndrome de Down. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 15-27
OLIVEIRA, M.; PACHECO, V.; PEREIRA-SOUZA, L. P. Processos fonológicos na fala de sujeitos com síndrome de Down: uma interpretação via geometria de traços e teoria métrica da sílaba. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 59, p. 459-478, 2017.
OLIVEIRA, M. S. Questões de linguagem em sujeitos com síndrome de Down. Revista Prolíngua, v.1, n. 1, 2010.
SOARES, F. ET AL. Habilidade pragmática e síndrome de Down. São Paulo: Revista CEFAC, v. 11, n. 4, p. 579-586, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STOEL-GAMMON, C. Down syndrome phonology: developmental patterns and intervention strategies. Downs Syndr Res Pract, 7, p. 93–100, 2001.
TAYLOR, w. l. “Cloze Procedure”: A new Tool For Measuring Readability. Journalism Quarterly, p. 415-433, 1953.
TRONCOSO, M.V.; FLÓREZ, J. Comprensión en la lectura de las personas com síndrome de Down. Revista síndrome de Down, v. 28, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.