Imagem-pensamento: Deleuze e a função pedagógica do cinema ( Image-thougth: Deleuze and the pedagogical function of the cinema)

Autores

  • Auterives Maciel Júnior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)
  • Sérgio Franklin de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1239

Palavras-chave:

Filosofia, Deleuze, Cinema

Resumo

Este artigo traça uma breve genealogia da função pedagógica da imagem cinematográfica. Partindo dos diálogos que o filósofo Gilles Deleuze criou com a sétima arte nas décadas de 70 e 80, o texto apresenta alguns dos conceitos criados por ele ao flagrar as profundas relações existentes entre cinema e pensamento. O objetivo é questionar a permanência da atividade cinematográfica como resistência em um momento de ampliação e solidificação da presença do audiovisual com funções sociais e de controle.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Deleuze. Cinema.

ABSTRACT
This article outlines a brief genealogy of the pedagogical function in film image. Setting off from philosopher Gilles Deleuze’s dialogues with the seventh art in the 70's and 80's, the analysis employs some of the concepts coined by him when recognizing the deep relations between cinema and thought. The objective is questioning the permanence of filmmaking as resistance at a time of widening and solidifying presence of audiovisual with social and control functions.
KEYWORDS: Philosophy. Deleuze. Cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auterives Maciel Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)

Auterives Maciel Júnior é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e  Prática  Clínico-Institucional  UVA.  Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio    de Janeiro (UERJ), e doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicou entre outros, Os Pré-Socráticos – a invenção da razão. Rio de Janeiro: Odysseus, 2003. ISBN 85-88023-20-2; A Questão da Interpretação  no Século XX: Nietzsche, Freud e Heidegger. In: A Psicanálise e o Pensamento Moderno. Apres. HERZOG, Regina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000; Polifonias – clínica, política e criação. Org. (et al.). Rio de Janeiro, 2005.

Sérgio Franklin de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil)

Sérgio Franklin de Assis é jornalista da Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ASDUERJ), graduado pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Nos anos de 1992 e 1993, cursou disciplinas de habilitação em Cinema do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, entre os anos 2000 e 2002, disciplinas do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Entre outros, publicou o artigo “O vermelho e o negro: impasse moral ou crise de representação: Amores Perros e outros bichos”, na revista Síntese, publicação do Cinusp Paulo Emílio, em 2002.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e critico de cinema. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DANEY, Serge. A rampa: Cahiers Du Cinéma 1970-1982. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
DELEUZE, Gilles. Cinema: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
_____. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
_____. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: _____. Conversações. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1994. p. 219-220.
EISENSTEIN, Serge. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GUSMÃO, Milene Silveira. Memórias e ressignificações da formação humanística em práticas do consumo cinematográfico. In: GUSMÃO, Milene Silveira; FARIAS, Edson (Org.). O mesmo e o diverso: olhares sobre cultura, memória e desenvolvimento. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010.
MACEDO, Felipe. Existe uma estética deleuzeana? In: ALLIEZ, Eric (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Rio de Janeiro: 34 Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MACIEL JÚNIOR, A.; ASSIS, S. F. de. Imagem-pensamento: Deleuze e a função pedagógica do cinema ( Image-thougth: Deleuze and the pedagogical function of the cinema). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 45-60, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1239. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1239. Acesso em: 2 nov. 2024.