Cinema e audiovisual: memória, formação e processos criativos em busca da autonomia do sujeito ( Cinema and Audiovisual: memory, training and creative processes towards the autonomy of the subject )

Autores

  • Miguel Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1240

Palavras-chave:

Formação para o audiovisual, Experiência, Subjetividade, Quodlibet

Resumo

A partir de quatro propostas teóricas sobre as possibilidades do conhecimento e da ciência expressas por Foucault, Deleuze, Lévi-Strauss e Agamben – o erro, o falso o mito e o quodlibet – o texto busca refletir sobre a experiência como forma pedagógica que circunscreve a formação e a criatividade no campo do audiovisual. Como fundamento desse processo, evoca alguns conceitos de Montaigne para entender dois projetos de formação para o audiovisual, vividos por alunos do curso de cinema da PUC-Rio e moradores de comunidades faveladas do Rio de Janeiro em cursos de extensão ministrados na Universidade.
PALAVRAS-CHAVE: Formação para o audiovisual. Experiência. Subjetividade. Quodlibet.

ABSTRACT
From four theoretical proposals about the possibilities of knowledge and science expressed by Foucault, Deleuze, Agamben and Lévi-Strauss – the error, the false, myth and quodlibet – the text seeks to reflect on the experience as educational manner that limits the formation and creativity in the audiovisual field. As a fundament of this process, evokes some concepts from Montaigne to understand two projects for audiovisual formation, experienced by students of cinema of PUC-Rio and residents of favela communities in Rio de Janeiro in extension courses taught in the University.
KEYWORDS: Audiovisual formation. Experience. Subjectivity. Quodlibet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)

Miguel Pereira é coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e crítico de cinema.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa: Estampa, 1993.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Vida, líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007a.
_____. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007b.
______. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. Cinema 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e historia dos sistemas de pensamento – Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 1981.
MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

PEREIRA, M. Cinema e audiovisual: memória, formação e processos criativos em busca da autonomia do sujeito ( Cinema and Audiovisual: memory, training and creative processes towards the autonomy of the subject ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 61-76, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1240. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1240. Acesso em: 2 nov. 2024.