Uma política das imagens: sobre cinema e sensações ( A policy of images: about cinema and sensations)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1242Palavras-chave:
Cinema, Política, Excesso, Sensibilidade, EstéticaResumo
Pretendemos neste artigo entender como determinados modos de lidar com a imagem – aqui, particularmente, com a imagem cinematográfica – afetam politicamente a nossa sensibilidade, a nossa memória e a nossa imaginação. A partir dos estudos de Walter Benjamin sobre a interpenetração entre estética e política iremos discutir as diferentes maneiras de lidar com o excesso no cinema. Inicialmente apresentaremos as ideias do filósofo alemão Christoph Türcke, que expõe o modo pelo qual uma “metralhadora audiovisual” transmissora de choques imagéticos se impõe hoje ao sensório humano, constituindo novas maneiras de sentir. Discutiremos, em seguida, como formas – políticas -- de sentir podem ser produzidas diferentemente, de acordo com a maneira pela qual o excesso é trabalhado em algumas tendências do cinema contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Política. Excesso. Sensibilidade. Estética.
ABSTRACT
The aim of this article is to understand how certain ways to deal with an image – here, particularly, the cinematographic image – politically affects our sensibility, our memory and our imagination. Going from the studies of Walter Benjamin about the interpenetration between esthetics and politics we will discuss the different ways to deal with the excess on films. Initially will be presenting the ideas of the German philosopher Christoph Türcke, who sets out how an “audiovisual gun-machine” transmits imagetic shocks to the human sensory, building new kinds of filing. Next we will discuss how – politically – ways of fillings can be cause differently, in keeping with the way by the excess is treated in some tendencies of the contemporary cinema.
KEYWORDS: Cinema. Politics. Excess. Sensibility. Esthetics.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 165-196. (Magia e técnica, arte e política, v. 1).
BERGAN, Ronald. Ismos: para entender o cinema. São Paulo: Globo, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
ELKAIM, Mony; STENGERS, Isabelle. Do casamento dos heterogêneos. Boletim de Novidades Pulsional, São Paulo: Livraria Pulsional, n. 63, 1994.
FOUCAULT, Michel. Introdução à vida não fascista. Prefácio a edição americana de Anti-Édipo de Deleuze e Guattari. New York: Viking Press, 1977.
FREY, Mattias. A cinema of disturbance: the films of Michael Haneke in context. Senses of cinema, n. 57, 2010. Disponível em: <http://sensesofcinema.com/2010 great-directors/michael-haneke/>. Acesso em: 1o mar. 2014.
GENTILE, Emilio. Fascismo. Storia e interpretazione. Roma: Bari, 2002.
HANEKE, Michael. Transmitir ilusão de realidade é um engodo. Entrevista. Folha de S. Paulo, 12 fev. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1202201008.htm>. Acesso em: 4 mar. 2014.
PASOLINI, Pier Paolo. L’articolo dele lucciole in Saggi sulla politica e sulla società. Milan: Arnoldo Mondadori, 1975.
REBELLO, Patricia. Um cinema caché costurado com fita branca. 2001. Disponível em: <www.mostrahaneke.com/2011pdf/2rebello.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. São Paulo: Unicamp, 2009.
VALÉRY, Paul. Degas danse dessin in OEuvres. Paris: Gallimard, 1968. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.