“O Inspetor” de Arthur Omar: fabulação e gestus ( "L'inspecteur” d'Arthur Omar: fabulation et gestus )

Autores

  • Rodrigo Guéron Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1245

Palavras-chave:

Arthur Omar, Fabulação, Gestus, Deleuze, Brecht

Resumo

No texto a seguir, relacionaremos o filme documentário de Arthur Omar, “O Inspetor”, com o conceito deleuziano de “fabulação”, nas peculiaridades de um filme onde o personagem em questão tem na criação de personagens e fabulações a sua principal atividade. Em seguido veremos como Omar cria a sua própria fabulação como uma desconstrução das demais, identificando os “gestus” (Brecht, aqui lido por Deleuze) dos universos que o inspetor cria, ou está inserido, dando assim um caráter político ao filme.
PALAVRAS-CHAVE: Arthur Omar. Fabulação. Gestus. Deleuze. Brecht.

RÉSUMÉ
Dans le texte ci-après, nous mettrons en rapport, premièrement, le film documentaire d'Arthur Omar "L'inspecteur" et le concept deleuzien de "fabulation", dans les particularités d'un film où le personnage en question a comme principale activité la création de personnages et de fabulations. Nous verrons ensuite comment Omar crée sa propre fabulation, comme une déconstruction des autres, en identifiant les "gestus" (Brecht, lu ici par Deleuze) des univers que l'inspecteur crée, ou dans lesquels il est inséré, et en donnant ainsi au film un caractère politique.
MOTS-CLÉS: Arthur Omar. Fabulation. Gestus. Deleuze. Brecht.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guéron, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil)

Rodrigo Guéron é Filósofo e Cineasta. Professor Adjunto do Instituto de Arte da UERJ. Doutor em Filosofia pela UERJ (Estética e Filosofia da Arte). Mestre e bacharel em Filosofia pela UFRJ. Coordenador Adjunto do Programa de Pós- Graduação em Artes da UERJ. Membros do Grupo de Pesquisa “Pensamento e Experiência” do CNPQ e do GT “Pensamento Contemporâneo” da ANPOF. Autor do livro Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem. Deleuze, Cinema e Pensamento. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2011. Diretor dos curtas-metragens: “750 Cidade de Deus”, “Clandestinidade” e “Eu Estou Bem cada vez Melhor”.

Referências

DELEUZE, G. L’Image-Temps. Paris: Les Edition de Minuit, 1983.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRECHT, B. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
GUÉRON, R. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem. Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2011.
MODENESI, R. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – UERJ, Rio de Janeiro, 2013.
PIMENTEL, M. Arthur Omar: corpo, tempo e experiência. 2004. 120f. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2004.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

GUÉRON, R. “O Inspetor” de Arthur Omar: fabulação e gestus ( "L’inspecteur” d’Arthur Omar: fabulation et gestus ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 157-173, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1245. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1245. Acesso em: 2 nov. 2024.