O professor em manifestações e suas estratégias argumentativas (Le professeur au sein des manifestations et ses stratégies argumentatives)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1256Palavras-chave:
Argumentação, Discurso, Sentido, ManifestaçõesResumo
Este trabalho visa a discutir o sentido do enunciado “Sou professor, ganho pouco e mesmo assim sigo feliz, pois minhas mãos estão sujas apenas de giz” presente nas manifestações ocorridas no Brasil, em junho de 2013. Nosso objetivo é explicar o seu possível sentido com base nos aspectos linguísticos e enunciativos, a partir da Teoria dos Blocos Semânticos e da Teoria Polifônica da Enunciação, desenvolvidas por Marion Carel e Oswald Ducrot.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação. Discurso. Sentido. Manifestações.
RÉSUMÉ
Cet article a pour but de faire une discussion à propos du sens de l’énoncé « Je suis professeur, je gagne peu et je suis quand même heureux, parce que mes mains ne sont sales que de craie », présent lors des manifestations qui ont eu lieu au Brésil, en juin 2013. Notre objectif est d’expliquer son sens à partir de ses aspects linguistiques et énonciatifs, sur base de la Théorie des Blocs Sémantiques et de la Théorie Polyphonique de l’énonciation, développées par Marion Carel et Oswald Ducrot.
MOTS-CLES: Argumentation. Discours. Sens. Manifestations
Downloads
Referências
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. Por uma análise argumentativa global do sentido. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 238-253. Jul/dez 2013.
DUCROT, Oswald. Enunciação. Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1984.
DUCROT, Oswald. Polifonía Y argumentación: conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Feriva, 1990.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas:Pontes, 1987. Edição original: 1984.
DUCROT, Oswald. Argumentação e “Topoi” Argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (org). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989.
DUCROT, Oswald. Introducción. In: CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica Argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006. Edição original: 1916.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.