A escuta do equívoco na fala da criança: um impasse entre estrutura e função da língua (Listening to the error in the child’s speech: an impasse between structure and function of language)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1261Palavras-chave:
Estrutura, Função, ImpasseResumo
Pretendemos, neste artigo, colocar em discussão a dicotomia estrutura vs função da língua, com fundamento, sobretudo, em Michel Pêcheux. Tentamos exemplificar essa discussão no campo da aquisição de linguagem. Em tal campo, corre-se o risco de excluir a singularidade da fala da criança, ora negando a teoria linguística, ora aplicando essa teoria como instrumento de descrição de corpora dessas falas. Assumimos que a escuta do investigador para o equívoco, nas produções verbais infantis, indica um ponto de impasse que, ao capturar o investigador, põe em questão a separação excludente entre estrutura e função da língua, na investigação da trajetória linguística da criança.
PALAVRAS-CHAVE: Estrutura. Função. Impasse.
ABSTRACT
This paper intends to bring into question the dichotomy structure vs function of language, based mainly on Michel Pêcheux. We tried to exemplify this discussion in the field of language acquisition. In such a field, there is a risk of excluding the singularity of the child's speech, sometimes denying the linguistic theory and sometimes applying this theory as a tool for the corpora description of these speeches. We assume that the investigator’s listening to the error in the child’s utterances indicates a point of impasse that, by capturing the investigator, questions the exclusive separation between structure and function of language, in the investigation on the linguistic trajectory of the child.
KEYWORDS: Structure. Function. Impasse.
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