O ser-autor: deslocamentos entre a escrita científica e a escritura de si ( The being-author: shifts between scientific writing and self-writing)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1262Palavras-chave:
Escrita Científica, Escrita de Si, Autoria, Análise de DiscursoResumo
Este artigo propõe uma reflexão, sustentada na teoria da Análise de Discurso, sobre a escrita científica e o seu imaginário de objetividade, a fim de pensar se há um espaço para o singular do pesquisador-autor na produção científica. A partir disso, discute-se a possibilidade de tomar a escrita científica como uma escritura de si, mostrando os elementos que estão em jogo no processo de escritura e suas relações com a subjetividade e com a constituição do ser-autor.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita Científica. Escrita de Si. Autoria. Análise de Discurso.
ABSTRACT
This article proposes a reflection, sustained on the theory of Discourse Analysis, on scientific writing and its objectivity imaginary in order to think if there is a space for the singularity of the researcher-author in scientific production. From this, we discuss the possibility of taking scientific writing as self-writing, showing the elements that are at play in the writing process and its relation to subjectivity and to the constitution of the being-author.
KEYWORDS: Scientific Writing. Self-Writing. Authorship. Discourse Analysis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.