A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino (L’emotion dans la salle de classe: les impacts dans l’interaction professeur/elève/objet d’enseignement)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1266

Palavras-chave:

Emotion, Interaction, Salle de Classe, Discours, Socio-Interactionnisme Discursif

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as emoções mais recorrentes nas interações em sala de aula e como elas interferem no funcionamento das atividades didáticas propostas pelo professor. A metodologia etnográfica utilizada em uma escola de Ensino Fundamental de Belo Horizonte (MG) e o uso de múltiplos instrumentos de coleta (roteiro de observação de campo, questionário, filmagem e autoconfrontação) possibilitaram a visão do objeto sob vários ângulos e frentes teóricas. Por meio desta pesquisa, identificaram-se contextos interacionais recorrentes na sala de aula, os quais foram estruturados em quatorze Tópicas da Emoção na Interação em Sala de Aula, focalizando emoções positivas e negativas, que interferem no funcionamento da aula.
PALAVRAS-CHAVE: Emoção. Interação. Sala de aula. Discurso. Sociointeracionismo Discursivo.

RESUMÉ
Cette étude visait à analyser les émotions les plus courantes au sein des interactions en salle de classe et comment celles-ci affectent le développement des activités didactiques proposées par le professeur. La méthodologie ethnographique employée dans une école élémentaire de Belo Horizonte (Brésil) ainsi que l’utilisation de plusieurs outils de collecte (feuille de route pour observation de champ, questionnaire, enregistrement vidéo et autoconfrontation) ont rendu possible la vision de l’objet sous plusieurs angles et fronts théoriques. Par le biais de ce travail, les contextes d’interaction récurrents en salle de classe ont été identifiés, lesquels furent structurés en quatorze Topiques d’Émotion dans l’Interaction en Salle de Classe, focalisant sur les émotions positives et négatives, qui interfèrent dans le fonctionnement de la classe.
MOT-CLE: Emotion. Interaction. Salle de classe. Discours. Socio-Interactionnisme Discursif.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/Brasil)

Ada Magaly Matias Brasileiro é especialista em Língua Portuguesa, Didática, Metodologia Científica e Linguística; mestre em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Faculdade Pitágoras e pesquisadora das áreas de linguagem e método científico, tendo atuado da Educação Infantil à Pós-Graduação. Das suas publicações, destaca-se o “Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos”, Editora Atlas, 2013.

Referências

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BRASILEIRO, A. M. M. A emoção em sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino. 2012. 277 f. Tese (Doutorado em Letras: Linguística e Língua Portuguesa – PUC-Minas. Belo Horizonte, 2012.
BRONCKART, J.-P. Atividades de linguagens, texto e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1997, 1999, 2006.
CASTILHO, A. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.
CHARAUDEAU, P. Une problématisation discursive de l’émotion: à propos des effets de pathémisation à la télévision. In: PLANTIN, Christian; DOURY, Marianne; TRAVERSO, Véronique. Les Émotions dans les interactions. Lyon: Presses universitaires de Lyon, 2000. p. 125-155.
CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato. Análises do discurso hoje. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lucerna, 2010. p. 57-78.
CLOT, Y. et al. Entretien en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l’activité. Education permanente, v. 146, p. 17-27, 2001.
DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DESCARTES, R. Discurso sobre o método. 9. ed. São Paulo: Hemus, 2000. Edição original: 1637.
ERICKSON F.; SCHULTZ. J. O “quando” de um contexto: questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, Branca Telles e GARCEZ, Pedro M. (Org.) Sociolinguistica Interacional: Antropologia, Linguística e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre: AGE, 1998. p. 142-153.
GOFFMAN, E. A situação negligenciada. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.) Sociolinguistica Interacional: Antropologia, Linguística e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre: AGE, 1998. p. 11-15.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Os atos de linguagem no discurso: teoria e funcionamento. Tradução de Fernando A. de Almeida e Irene Ernest Dias. Niterói: EdUFF, 2005.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando Campos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
PEPIN, N. “Just concentrate ans listen to me”. Emotion, coordination, participation. Ou comment entrer dans une leçon de L2. Bulletin Suisse de linguistique appliquée - Vals-asla. n. 88, p. 87-113, 2008.
PLANTIN, C. As razões das emoções. In: MENDES, E.; MACHADO, I.L. (orgs.). As emoções no discurso. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p. 57-80. v. II.
VYGOTSKY, L. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WALLON, H. L ́enfant turbulent. Recueil d'observations. Paris: PUF, 1984.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

BRASILEIRO, A. M. M. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino (L’emotion dans la salle de classe: les impacts dans l’interaction professeur/elève/objet d’enseignement). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 292-313, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i2.1266. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1266. Acesso em: 22 dez. 2024.