Ponto de vista: o ponto cego das teorias da polifonia (Point of view: the blind spot of the theories of polyphony)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i1.1292

Palavras-chave:

Polifonia, Subjetividade, Enunciação

Resumo

Neste artigo vamos discutir algumas questões sobre a subjetividade e a polifonia nos estudos enunciativos da linguagem. Para isso, percorremos um certo caminho, apresentando como Anscombre e Ducrot trazem o conceito da polifonia para os estudos linguísticos e a reconfiguração dada a este conceito por Carel e Ducrot. Após, mostraremos como a questão do ponto de vista vem sendo tratada em estudos desenvolvidos no Brasil, a partir do funcionamento do agenciamento enunciativo proposto por Guimarães.
PALAVRAS-CHAVE: Polifonia. Subjetividade. Enunciação.

ABSTRACT
In this article, we discuss some issues about the subjectivity and polyphony studies set out from the language. At first, introducing the concept of polyphony that Anscombre and Paige established in their linguistic studies and the reconfiguration of this concept by Carel and Duprot. Secondly, we discussed how the point of view is treated in studies developed in Brazil, from the operation enunciative forwarding information proposed by Guimaraes.
KEYWORDS: Polyphony. Subjectivity. enunciation

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Biografia do Autor

Monica G. Zoppi Fontana, Universidade Estadual de Campinas – (Unicamp/Brasil)

Mónica G. Zoppi Fontana é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora MS3 do Departamento de Linguística, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas especialidades de Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABERUB), NUDECRI/UNICAMP e participa do quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural, IEL/LABJOR, UNICAMP. Participa, também, em Programas Estaduais e Municipais de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa. Coordena ambientes virtuais de educação à distância, nas modalidades de extensão e de ensino e tem experiência na produção de material didático multimídia. Sua pesquisa aborda questões de políticas linguísticas, saber urbano e linguagem, discurso político e jurídico, divulgação científica, enunciação e processos de subjetivação, argumentação e processos de designação. É pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

FONTANA, M. G. Z. Ponto de vista: o ponto cego das teorias da polifonia (Point of view: the blind spot of the theories of polyphony). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 249-283, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i1.1292. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1292. Acesso em: 22 dez. 2024.