O estilo do gênero blog educacional (The blog gender educational style)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i2.1303

Palavras-chave:

Blogs, Gêneros digitais, Práticas Educativas, Semiótica Discursiva, Estilo

Resumo

Com o objetivo de avançar na definição do estilo dos gêneros digitais na educação, continuamos nossa pesquisa – iniciada com a análise dos chats e fóruns – no estudo do gênero blog, muito utilizado também em contextos de ensino-aprendizagem. As análises são feitas pelo viés da teoria Semiótica Francesa, aliada à teoria dos gêneros de Bakhtin (2010) e aos estudos sobre o estilo (DISCINI, 2004). Compreendemos, nesse estudo de práticas educativas, os mecanismos de produção de sentido vinculados a ajustamentos sensíveis necessários à adaptação dos sujeitos ao mundo digital. No recorte de três blogs de interações realizadas em 2014, propomos uma análise do estilo do gênero blog.
PALAVRAS-CHAVE: Blogs. Gêneros digitais. Práticas Educativas. Semiótica Discursiva. Estilo.

ABSTRACT
In order to advance in the digital genres in education style definition, we continue our research – which began with the analysis of chats and forums – In the study of genre blog, widely used also in teaching and learning contexts. We do analyses by the bias of the French Semiotics theory, combined with genre theory of Bakhtin (2010) and studies on the style (DISCINI, 2004). We understand, in this study of educational practices, meaning production mechanisms linked to sensitive adjustments necessary to adapt the subject to the digital world. In cut three blogs of interactions carried out in 2014, we propose an analysis of the blog genre style.
KEYWORDS: Blogs. Digital genres. Educational Practices. Discourse Semiotics. Style.

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Biografia do Autor

Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Daniervelin Renata Marques Pereira é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche (na Université Paris 8 (Paris-FR)). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Desde 2014 é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. Coordena o evento online Evidosol/Ciltec-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2010. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652) e dos Anais do Evidosol/Ciltec-online (ISSN 2317-0239). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Educação do Campo, Leitura e Produção de textos, Letramento, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

PEREIRA, D. R. M. O estilo do gênero blog educacional (The blog gender educational style). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 91-114, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i2.1303. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1303. Acesso em: 19 abr. 2024.