A polêmica como interincompreensão: construção negação de simulacros no campo discursivo da surdez (The polemic as an inter-incomprehension: construction and denial of simulacra in the discursive field of deafness)

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Brasil) http://orcid.org/0000-0001-9205-5858
  • Kelly Fróes Alencar Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i2.1304

Palavras-chave:

Discurso, Surdos, Simulacro, Polêmica discursiva

Resumo

Este estudo aborda o fenômeno da interincompreensão discursiva e objetiva analisar a interação que se estabelece entre discursos polêmicos no campo discursivo da surdez, onde delimitamos um espaço discursivo constituído por dois posicionamentos distintos sobre a surdez: o Discurso de Fundamentação Surda e o Discurso de Fundamentação Ouvintista. As análises indicam que o primeiro discurso constitui-se por meio da antecipação – e da negação – do que poderia ser o seu simulacro, aos olhos do discurso segundo, e que se define justamente a partir do que ele não é, de forma a construir um “eu” a partir da negação de um “não-eu”.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Surdos. Simulacro. Polêmica discursiva.

ABSTRACT
This study approach the phenomenon of discursive inter-incomprehension. Our goal is to observe the interaction that occurs between discourses polemics in the discursive field of deafness, which constituted a discursive space delimited by two distinct positions on deafness: Audism Based Discourse and Deaf Based Discourse. Analyses indicate that the first one will be by means of anticipation - and denial - of what could be his simulacrum to the second one. The DFS will be defined precisely from what it is not, in order to build an "I" from the denial of a "non-self."
KEYWORDS: Discourse. Deaf. Simulacrum. Polemical discourse.

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Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Brasil)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino da leitura e da escrita, Língua Brasileira de Sinais.

Kelly Fróes Alencar Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Brasil)

Kelly Fróes Alencar Fonseca é Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, com experiência nas áreas de Linguística e Avaliação da Educação Superior.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

RIBEIRO, M. C. M. de A.; FONSECA, K. F. A. A polêmica como interincompreensão: construção negação de simulacros no campo discursivo da surdez (The polemic as an inter-incomprehension: construction and denial of simulacra in the discursive field of deafness). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 115-130, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i2.1304. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1304. Acesso em: 24 dez. 2024.