Análise empírica da concordância nominal de número no português popular e culto de Vitória da Conquista – Ba (Empirical analysis of nominal number agreement in standard and substandard portuguese in Vitória da Conquista – Ba)

Autores

  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Gilberto Almeida Meira Almeida Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4876

Palavras-chave:

Concordância nominal de número. Estudo comparativo. Português popular. Português culto.

Resumo

Neste trabalho, discutimos o fenômeno da variação na concordância nominal de número no português culto de Vitória da Conquista por meio de um registro sistematizado da fala dos informantes à luz da Teoria da Variação e Mudança. Apresentamos um estudo comparativo entre os dados por nós analisados e os dados analisados por Guimarães (2014), referentes ao português popular.
PALAVRAS-CHAVE: Concordância nominal de número. Estudo comparativo. Português popular. Português culto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Jorge Augusto Alves da Silva é  doutor em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística PPGLin/UESB. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo.

Gilberto Almeida Meira Almeida Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Gilberto Almeida Meira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo da UESB.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

SILVA, J. A. A. da; MEIRA, G. A. M. A. Análise empírica da concordância nominal de número no português popular e culto de Vitória da Conquista – Ba (Empirical analysis of nominal number agreement in standard and substandard portuguese in Vitória da Conquista – Ba). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 25-38, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i1.4876. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4876. Acesso em: 23 out. 2021.