Questões teórico-metodológicas e de análise que ecoam do Diário de Narciso (Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of Narciso)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4878Resumo
Este artigo apresenta pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos no Espaço de Convivência entre Afásicos e não Afásicos (ECOA), à luz dos preceitos formulados inicialmente no livro “Diário de Narciso” (1986/1988). Para tanto, partimos dos postulados da Neurolinguística Discursiva (ND), que estuda a relação entre cérebro e linguagem no âmbito de seu uso efetivo e social. Os dados foram coletados a partir de acompanhamentos longitudinais; as análises se baseiam no conceito de “dado-achado” e na pesquisa de caráter qualitativo. As intervenções realizadas pelos pesquisadores por meio das atividades no ECOA possibilitaram a inserção do sujeito, apesar de suas dificuldades, nas mais variadas práticas sociais de uso da linguagem. Viabilizaram, ainda, ao afásico o exercício de sua subjetividade pela linguagem, com a mediação dos pesquisadores.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Neurolinguística. Afasia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.