Questões teórico-metodológicas e de análise que ecoam do Diário de Narciso (Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of Narciso)

Autores

  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil) http://orcid.org/0000-0001-5317-6569
  • Iva Ribeiro Cota Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Lucélia Texeira Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Raiane Silva Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4878

Resumo

Este artigo apresenta pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos no Espaço de Convivência entre Afásicos e não Afásicos (ECOA), à luz dos preceitos formulados inicialmente no livro “Diário de Narciso” (1986/1988). Para tanto, partimos dos postulados da Neurolinguística Discursiva (ND), que estuda a relação entre cérebro e linguagem no âmbito de seu uso efetivo e social. Os dados foram coletados a partir de acompanhamentos longitudinais; as análises se baseiam no conceito de “dado-achado” e na pesquisa de caráter qualitativo. As intervenções realizadas pelos pesquisadores por meio das atividades no ECOA possibilitaram a inserção do sujeito, apesar de suas dificuldades, nas mais variadas práticas sociais de uso da linguagem. Viabilizaram, ainda, ao afásico o exercício de sua subjetividade pela linguagem, com a mediação dos pesquisadores.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Neurolinguística. Afasia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Nirvana Ferraz Santos Sampaio é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-Uesb). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos da Língua(gem)" (GPEL/Uesb/CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/Uesb/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística, Sociolinguística, Lexicologia e Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionamento da linguagem na afasia, linguagem e envelhecimento, comunidades de fala e léxico.

Iva Ribeiro Cota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Iva Ribeiro Cota é mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/Uesb/CNPq).

Lucélia Texeira Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Lucélia Texeira Santana é mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/Uesb/CNPq).

Raiane Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Raiane Silva Souza é mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/Uesb/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

SAMPAIO, N. F. S.; COTA, I. R.; SANTANA, L. T.; SOUZA, R. S. Questões teórico-metodológicas e de análise que ecoam do Diário de Narciso (Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of Narciso). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 53-70, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i1.4878. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4878. Acesso em: 28 mar. 2024.