Memória, condensação e deslocamento nos processos primários do inconsciente do sonhador (Memory, condensation, and displacement in the primary processes of the dreamer's unconscious)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v15i1.4881Palavras-chave:
Memória. Sonho da Injeção de Irma. Inconsciente. Processos primários.Resumo
Neste ensaio, relemos o Sonho da Injeção de Irma, primeiro sonho de Freud submetido à análise e relatado em Interpretação dos sonhos [Die Treumdeutung]. Discutimos a relação memória, condensação e deslocamento nos processos primários do inconsciente do sonhador, a partir de postulados que Freud apresentou sobre o mecanismo de trabalho dos sonhos e sua relação com o funcionamento do aparelho psíquico, desenhado na primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e que deu respaldo e sustentação para a sua teoria sobre os sonhos.
Downloads
Referências
FREUD, S. A Estudos sobre a histeria. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud, vol. V, Rio de Janeiro: Imago, 1972. Edição original: 1893.
FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise: Conferências V e VII (1916[1915-1916]), vol. XV. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Gay, P. Freíd. Uma vida para nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. Edição original: 1988.
HANS, A. L. Dicionário comentado do alemão de Freud. Rio de Janeiro: 1996.
KUSNETZOFF, J. C. Introdução à psicopatologia psicanalítica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PAIVA, M. L. S. C. Recalque e repressão: uma discussão teórica ilustrada por um filme. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v.2, n. 2, p. 229-241, 2011.
ROUDINESCO, E. ; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.