Memória, condensação e deslocamento nos processos primários do inconsciente do sonhador (Memory, condensation, and displacement in the primary processes of the dreamer's unconscious)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v15i1.4881

Palavras-chave:

Memória. Sonho da Injeção de Irma. Inconsciente. Processos primários.

Resumo

Neste ensaio, relemos o Sonho da Injeção de Irma, primeiro sonho de Freud submetido à análise e relatado em Interpretação dos sonhos [Die Treumdeutung]. Discutimos a relação memória, condensação e deslocamento nos processos primários do inconsciente do sonhador, a partir de postulados que Freud apresentou sobre o mecanismo de trabalho dos sonhos e sua relação com o funcionamento do aparelho psíquico, desenhado na primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e que deu respaldo e sustentação para a sua teoria sobre os sonhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Fonseca-Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Maria da Conceição Fonseca-Silva é mestre e doutora em Linguística pela Unicamp. É professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua como professora pesquisadora em cursos de graduação, no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (LAPADis/ CNPq/Uesb) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos (GPEL/CNPq/Uesb). É bolsista de Produtividade 2 do CNPq.

Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro é doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade pala Uesb. Professora do curso de Medicina da Uesb. Membro do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (GPADis/ Uesb/CNPq).

Referências

FREUD, S. A interpretação dos sonhos. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud, vol. V, Rio de Janeiro: Imago, 1972. Edição original: 1900.
FREUD, S. A Estudos sobre a histeria. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud, vol. V, Rio de Janeiro: Imago, 1972. Edição original: 1893.
FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise: Conferências V e VII (1916[1915-1916]), vol. XV. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Gay, P. Freíd. Uma vida para nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. Edição original: 1988.
HANS, A. L. Dicionário comentado do alemão de Freud. Rio de Janeiro: 1996.
KUSNETZOFF, J. C. Introdução à psicopatologia psicanalítica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PAIVA, M. L. S. C. Recalque e repressão: uma discussão teórica ilustrada por um filme. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v.2, n. 2, p. 229-241, 2011.
ROUDINESCO, E. ; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

FONSECA-SILVA, M. da C.; PINHEIRO, C. C. de O. Memória, condensação e deslocamento nos processos primários do inconsciente do sonhador (Memory, condensation, and displacement in the primary processes of the dreamer’s unconscious). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 125-139, 2017. DOI: 10.22481/el.v15i1.4881. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4881. Acesso em: 28 out. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>