Interações polêmicas na internet e as máximas conversacionais: limites entre o dissenso e o protesto (Polemical interactions on the internet and the conversational maxims: limits between dissension and protest)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4884

Resumo

Este artigo analisa linguisticamente postagens feitas por leitores na Internet comentando uma notícia de jornal e destaca as implicaturas das quebras das máximas conversacionais estudadas por Grice (1991) na construção da polêmica, compreendida enquanto modalidade argumentativa (AMOSSY, 2017), no sentido de evidenciar como materializa-se discursivamente uma das funções que essa modalidade tem assumido na Internet: a de protesto. Nesse sentido, o trabalho sugere que uma avaliação da quebra das máximas conversacionais pode constituir um critério para traçar limites entre a polêmica como modalidade argumentativa e a violência verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Francisco Guaranha, Universidade Santo Amaro (UNISA/Brasil)

Manoel Francisco Guaranha é doutor e mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor das Faculdades de Tecnologias de Santo André e do Ipiranga (FATECs/Brasil) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/Brasil). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso.

Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL/Brasil)

Ana Lúcia Tinoco Cabral é doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/Brasil). Realizou pesquisa de pós-doutoramento na EHESS (Paris-França). É professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL/Brasil), atuando no Mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, especialmente em leitura e escrita. O quadro teórico que dá suporte às suas pesquisas alia a Linguística Textual à Semântica Argumentativa e aos estudos da Enunciação. Atua nos seguintes temas: linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e uso da linguagem em práticas educativas a distância.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T. Interações polêmicas na internet e as máximas conversacionais: limites entre o dissenso e o protesto (Polemical interactions on the internet and the conversational maxims: limits between dissension and protest). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 119-133, 2019. DOI: 10.22481/el.v16i1.4884. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4884. Acesso em: 24 jan. 2025.