“De mulher para mulher”: uma análise discursivo-crítica da representação da identidade de Marisa Letícia em post publicitário das lojas Marisa (“From a woman to another”: a critical discourse analysis of Maria Leticia’s identity representation ...)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4895Palavras-chave:
Análise do Discurso Crítica. Gênero. Recontextualização. Post publicitário. Performances.Resumo
Neste artigo, analisamos a forma pela qual os corpos e os discursos da ex-primeira dama Marisa Letícia e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e suas ações são socialmente produzidas em post publicitário. O corpus é constituído de um post que recontextualiza o depoimento do ex-presidente, ocorrido no dia 10/05/2017, e que foi veiculado no facebook no dia 11/05/2017 pela equipe de marketização das Lojas Marisa. Na análise, mobilizamos pressupostos da Análise do Discurso Textualmente Orientada (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e discussões sobre performances de feminilidades (BUTLER, 2010).
PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso Crítica. Gênero. Recontextualização. Post publicitário. Performances.
ABSTRACT
In this article, we analyzed the way the bodies and the speeches by the former first lady Marisa Letícia and the former president Lula and their actions are socially produced through the discourse genre advertising post. The post was published on May 11th, 2017, by the Marisa Clothing Store marketing staff in its official Facebook page and it recontextualizes a social event: Lula’s testimonial, occurred on May 10, 2017, recontextualized through the following utterance: “if your mother is left without a gift, do not blame Marisa”. We mobilized theoretical-methodological reference of the the Textually Oriented Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) and by discussions on performances of feminilities (BUTLER, 2010).
KEYWORDS: Critical Discourse Analysis. Genre. Recontextualization. Advertising Post. Performance.
Downloads
Referências
BUTLER, J. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso de Mudança Social. Brasília: UnB, 2001.
GOMES, M. C. A. et al. Corpo na mídia impressa: analisando as representações sócio-culturais sobre o anúncio da aposentadoria do jogador Ronaldo. Projeto de Iniciação Científica. Letras, Viçosa, MG, maio/2011.
PIRES, G. E a Bela ainda é fera: uma análise discursivo crítica das performatividades de gênero nas entrevistas da Roadie Crew. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de Viçosa, 2018.
SALIH, S. Judith Butler e a Teoria Queer. Tradução e notas de Guaciara Lopes Louro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SCOTT, J. 50 Grandes Sociólogos contemporâneos. Tradução de Renato Marques de Oliveira. São Paulo: Contexto, 2009.
SOUZA, D. M. O corpo trans nas práticas midiáticas digitais: uma análise discursivo-crítica da formação identitária de Tereza Brant. Coisas do Gênero, v. 2 n. 2, p. 315-334, ago.-dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/2752-11231-1-PB.pdf. Acesso em: 18 março 2018.
VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. New York: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.