A qualidade da educação em um infográfico do jornal Folha de São Paulo (The quality of education in an infographic of the Folha de São Paulo news paper)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4898Palavras-chave:
Discurso. Educação. Mídia.Resumo
Neste artigo, analisamos e discutimos os discursos e as imagens sobre a escola e a qualidade da educação no Brasil. O corpus é constituído de uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, que apresenta e analisa um infográfico. Para tanto, Mobilizamos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD).
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Educação. Mídia.
ABSTRACT
In this article, we analyze and discuss discourses and images about school and the quality of education in Brazil. The corpus is made up of a report from Folha de São Paulo newspaper, which presents and analyzes an infographic. To this end, we mobilized the theoretical-methodological assumptions of the French Discourse Analysis (AD).
KEYWORDS: Discourse. Education. Media.
Downloads
Referências
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: Palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução de Angela S. M. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2010, 2a ed.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In:____ Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras. 2ª edição, 1ª reimpressão, 2003
GREGOLIN, M. R. Análise de Discurso e mídia: a (re)produção de identidades. In: _____. Mídia, comunicação e consumo, São Paulo, v.4, n. 11, p. 11-25, nov. 2007.
MONTEIRO, André. Infográfico mostra aspectos que mais influenciam a qualidade da educação. Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1705279-infografico-mostra-aspectos-que-mais-influenciam-a-qualidade-da-educacao.shtml>. Acesso em: 19 fev. 2016.
ORLANDI, E. P. O discurso pedagógico: a circularidade. In: ____. A linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 1996. p. 15‑23.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1995. 189p.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 4a ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
PECHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: Gadet, F & HAK, T. Por Uma Análise Automática do Discurso - Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas. Ed Unicamp, 2ª. edição. 1993. p. 61- 161
PÊCHEUX, M. & FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: Gadet, F & HAK, T. Por Uma Análise Automática do Discurso - Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas. Ed Unicamp, 2ª. edição. 1993. p.163-252.
AUTOR. O discurso sobre a educação e a escola em propagandas e na mídia. Projeto de Pesquisa. UFS. 2015.
MANDELI, Mariana. Sobre professores Brasileiros. Todos pela educação. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/35499/sobre-professores-brasileiros/?pag=258>. Acesso em 28/02/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.