O professor como agente de letramento em contexto de aprendizagem ativa na educação superior em engenharia (The teacher as a literacy agent in a context of active learning in higher education in engineering)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4900Palavras-chave:
Aprendizagem ativa. Letramento acadêmico. Letramento profissional. Engenharia.Resumo
Neste artigo, discute-se o papel do professor enquanto agente de letramento em contexto de aprendizagem ativa na engenharia. Analisa-se entrevistas realizadas com professores do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, Portugal, que, por meio de projetos curriculares, insere os estudantes em empresas para um estágio. Os resultados das analises indicaram que os docentes entrevistados não se consideram agentes de letramento, embora trabalhem processualmente a escrita dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem ativa. Letramento acadêmico. Letramento profissional. Engenharia.
ABSTRACT
This paper discusses the role of the teacher as a literacy agent in the context of active learning in engineering. We analyze interviews with professors of the Integrated Masters in Engineering and Industrial Management (MIEGI) of the University of Minho, Portugal, which, through curricular projects, enrolls students in companies for an internship. The results of the analyzes indicated that the teachers interviewed do not consider themselves literacy agents, although they work in writing students.
KEYWORDS: Active learning. Academic literacy. Professional literacy. Engineering.
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