Síndrome de Down: o papel da Neurolinguística na aquisição do pronome possessivo (Down syndrome: the role of neurolinguistics in the acquisition of the possessive pronomen)

Autores

  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Nayra Marinho Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4988

Palavras-chave:

Linguagem. Síndrome de Down. Aquisição dos pronomes possessivos

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação do pronome possessivo “meu/minha” no funcionamento da aquisição da linguagem de um jovem com síndrome de Down (SD) e com déficit intelectual, atendido no Grupo de Pesquisa “Fala Down” no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os dados foram coletados ao longo de dois anos e seis meses, caracterizando um estudo longitudinal de caso único, em sessões semanais com duração de aproximada de uma hora. Os resultados indicaram que JR apresentou ganhos na aquisição dos pronomes possessivos pela vivencia de práticas sociais mediadas pelo outro e por meio da reflexão linguística.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Síndrome de Down. Aquisição dos pronomes possessivos.

ABSTRACT
In this work, we present results of research that had as objective to analyze the appropriation process of the "my/my" possessive pronoun in the functioning of the acquisition of the language of a young person with Down syndrome (SD) and with intellectual deficit, attended by the Research Group "Speak Down", in the Research and Studies Laboratory in Neurolinguistics (LAPEN) of the State University of Southwest of Bahia (UESB). The results indicated that JR presented gains in the acquisition of the possessive pronouns by the experience of social practices mediated by the other and through linguistic reflection.
KEYWORDS: Language. Down's syndrome. Acquisition of possessive pronouns.

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Biografia do Autor

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires é pós-doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Linguística – Neurolinguística - pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUCCamp). É docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É pesquisadora responsável pelo Grupo de Pesquisa “Fala Down” do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitoria Conquista (BA).

Nayra Marinho Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Nayra Marinho Silva é mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora Interprete de Libras, graduada em Letras pela mesma Instituição.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

GHIRELLO-PIRES, C. S. A.; SILVA, N. M. Síndrome de Down: o papel da Neurolinguística na aquisição do pronome possessivo (Down syndrome: the role of neurolinguistics in the acquisition of the possessive pronomen). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 41-53, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i2.4988. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4988. Acesso em: 4 nov. 2024.