“Não consigo porque tenho um problema”: dislexia e efeito da linguagem do outro ("I cannot do this because i have a problem": dyslexia and the language effect of the other)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5314

Palavras-chave:

Linguagem; Escrita, Dislexia.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir questões relativas à oralidade e à escrita de uma criança de 9 anos com diagnóstico de “disléxica”. A perspectiva interacionista, que considera que há uma ligação essencial entre a aquisição da linguagem e o processo de subjetivação, direciona o trabalho. Os dados de escrita da criança são analisados do ponto de vista da Linguística e do interacionismo em Aquisição de Linguagem. Discutem-se a dislexia; a relação da criança com a língua (oral ou escrita); a inclusão do outro, da fala do outro; e a interpretação do outro, pois é ele quem insere os fragmentos da criança em cadeias/situações linguístico-discursivas.

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Biografia do Autor

Silvana Perottino, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Silvana Perottino é fonoaudióloga. É doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência no acompanhamento terapêutico fonoaudiológico dos atrasos de linguagem, dos autismos, dos distúrbios da linguagem oral e escrita e das afasias, assim como experiência docente em cursos de graduação (Fonoaudiologia, Letras, Pedagogia e Linguística) e, também, em cursos de especialização (Fonoaudiologia) e de mestrado (Linguística). É integrante do Grupo de Pesquisa em Aquisição de Linguagem (GPAL) do Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/CNPq/UESB).

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Nirvana Ferraz Santos Sampaio é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. É especialista em Neuropsicologia e em Psicanálise Clínica. É professora da classe plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (UESB) e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB). É pesquisadora do "Grupo de Pesquisa e Estudos da Língua(gem)" (GPEL/UESB/CNPq) e líder do "Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística" (GPEN/UESB/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística, atuando principalmente nos temas que envolvem o funcionamento da linguagem na afasia, a linguagem no envelhecimento e nas neurodegenerescências

Tauana Nunes Paixão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Tauana Nunes Paixão é mestre em Linguística (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística dessa Instituição. Atua como professora de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio desde 2009.

Elisângela Gonçalves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Elisângela Gonçalves é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Letras Linguística pela Universidade Federal da Bahia. É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística. É membro do "Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem" (UESB /CNPq) e do "Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem)" (GPEL/ UESB /CNPq). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, português brasileiro, português medieval, oralidade e escrita. Deedica-se à pesquisa em Humanidades Digitais (fAssociação das Humanidades Digitais – AHDig - http://ahdig.org).

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

PEROTTINO, S.; SAMPAIO, N. F. S.; PAIXÃO, T. N.; GONÇALVES, E. “Não consigo porque tenho um problema”: dislexia e efeito da linguagem do outro ("I cannot do this because i have a problem": dyslexia and the language effect of the other). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 67-91, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i1.5314. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5314. Acesso em: 2 nov. 2024.

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