Estudo comparativo da aquisição segmental e prosódica em crianças prematuras e a termo (Comparative study of segmental and prosodic acquisition in premature children and the term)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5334Palavras-chave:
Fonologia; Prosódia; Prematuridade; Aquisição de LinguagemResumo
Este estudo tem como objetivo descrever e comparar a aquisição dos sons da fala e de unidades prosódicas mais baixas na hierarquia prosódica entre crianças a termo e prematuras. Participaram do estudo quatro crianças prematuras e três a termo com idade variando entre 12 e 30 meses. Os dados foram coletados por meio da avaliação com fala espontânea. Constatou-se que os movimentos de análise centrípeta-centrífuga direcionaram a produção de fala dos sujeitos. Verificou-se diferença referente ao preenchimento vocálico, sugerindo aptidão para estruturação e organização das frases, pois são as vogais que possibilitam às crianças aprenderem as regularidades sintáticas das línguas.
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