O contexto de riso numa perspectiva multimodal: contribuições para a aquisição da linguagem (The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisition)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5335

Palavras-chave:

Contextos de riso; Aquisição da Linguagem; Multimodalidade.

Resumo

Esse artigo tratará da multimodalidade, enfatizando o uso do riso pela criança, com idade dos 16 aos 24 meses de vida. O principal objetivo é investigar como o riso enquanto instância multimodal é construído na relação com o outro; bem como compreender o seu papel na aquisição da linguagem. Tomamos como referência Del Ré (2003, 2006), que trata do riso ao discutir o humor na aquisição da linguagem e teorias referentes ao riso e à multimodalidade em aquisição da linguagem. Metodologicamente, realizamos um estudo longitudinal, cujo corpus foi composto por filmagens de interação mãe-bebê, entre os 16 e 24 meses, de forma mais natural possível. Os dados analisados foram transcritos no software ELAN. Partimos da hipótese de que as rotinas envolvendo o riso vão se constituindo através da multimodalidade, guiadas pelo movimento dialógico entre adulto e criança. Tais resultados confirmam nossa tese de que a criança utiliza o riso como elemento multimodal para estabelecer interação com os que o cercam.

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Biografia do Autor

Marianne Carvalho B. Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq/Brasil)

Marianne Carvalho B Cavalcante é Doutora em Linguística pela UNICAMP e professora titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do PROLING - Pós Graduação em Linguística - PROLING - da UFPB. Coordena o LAFE - Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita e Desenvolve pesquisas na área de interação mãe-bebê, prosódia e multimodalidade (matriz gesto-fala). É bolsista de Produtividade do CNPq.

Valdenice Pereira de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Brasil)

Valdenice Pereira de Lima é Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

CAVALCANTE, M. C. B.; LIMA, V. P. de. O contexto de riso numa perspectiva multimodal: contribuições para a aquisição da linguagem (The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisition). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 43-64, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i2.5335. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5335. Acesso em: 22 dez. 2024.