O contexto de riso numa perspectiva multimodal: contribuições para a aquisição da linguagem (The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisition)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5335Palavras-chave:
Contextos de riso; Aquisição da Linguagem; Multimodalidade.Resumo
Esse artigo tratará da multimodalidade, enfatizando o uso do riso pela criança, com idade dos 16 aos 24 meses de vida. O principal objetivo é investigar como o riso enquanto instância multimodal é construído na relação com o outro; bem como compreender o seu papel na aquisição da linguagem. Tomamos como referência Del Ré (2003, 2006), que trata do riso ao discutir o humor na aquisição da linguagem e teorias referentes ao riso e à multimodalidade em aquisição da linguagem. Metodologicamente, realizamos um estudo longitudinal, cujo corpus foi composto por filmagens de interação mãe-bebê, entre os 16 e 24 meses, de forma mais natural possível. Os dados analisados foram transcritos no software ELAN. Partimos da hipótese de que as rotinas envolvendo o riso vão se constituindo através da multimodalidade, guiadas pelo movimento dialógico entre adulto e criança. Tais resultados confirmam nossa tese de que a criança utiliza o riso como elemento multimodal para estabelecer interação com os que o cercam.
Downloads
Referências
BARROS DE ALMEIDA, A. T. M. C; CAVALCANTE, M. C. B. A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagem. Revista Letrônica, v. 10, n. 2, Porto Alegre, 2017.
BARROS. A. T. M.C. Fala Inicial e Prosódia: do balbucio aos blocos de enunciado. Universidade Federal da Paraíba, 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística) –João Pessoa.
MCNEILL, D. (ed) Language and gesture. Cambridge University Press, 2000.
CASTILHO, F. M.; MARTINS, L. A. P. As concepções evolutivas de Darwin sobre a expressão das emoções no homem e nos animais. Revista da Biologia, v. 9, n. 2, São Paulo, 2012.
CAVALCANTE, M. C. B. Hologestos: produções linguísticas numa perspectiva multimodal. Revista de Letras, (Fortaleza), v.1/2, n. 31, p.7-14, 2012.
DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.
DEL RÉ, A. A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico. Tese de Doutorado – Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.
DEL RÉ, A. Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2006. Págs.: 13 – 44
DEL RÉ, A. A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
DEL RÉ, A.; PAULA, L.de; MENDONÇA, M. C. A aquisição da Linguagem e Estudos Bakhtinianos do Discuso. In.: A linguagem da criança: Um olhar Bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014. p. 17-30.
DODANE, C; EL AL. Riso e Prosódia. In: Explorando o discurso da criança. São Paulo: Contexto 2014. p. 55-83.
DROMI, E. Babbling and early words. In: SALKIND, N.J.(ed). Child development. Macmillan psychology reference series. MCmillan, 2002.
EKMAN, P. All emotions are basic. In: EKMAN, P; DAVIDSON, R. J. (Ed.). The nature of emotion: Fundamental questions. New York: Oxford University Press, 1993. p. 15-19.
EKMAN, P; SORENSON, E. R; FRIESEN, W. V. Pan-cultural elements in facial display of emotion. Science, New York, v.164, p. 86-88, 1969.
EKMAN, P.; DAVIDSON, R. J.; FRIESEN, W. V. Duchenne smile: Emotional expression and brain physiology II. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 58, n. 2, p. 342-355, 1990.
FONTE, R. F. L. O funcionamento da atenção conjunta na interação mãe-criança cega. Tese de doutorado em Linguística. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2011
KELLER, H. Development as the interface between biology and culture: a conceptualization of early ontogenetic experiences. In KELLER, Y. H; POORTINGA; A. S. (Orgs.) Between culture and biology: perspectives on ontogenetic. Cambridge: Cambridge Press, 2002.
KENDON, A. The Study of Gesture: some remarks on its history. Recherches sémiotiques /semiotic inquiry, 2 v, p. 45-62, 1982.
KENDON, A. Language and Gesture: Unity or Duality? In: MCNEILL, D. (ed.) Language and Gesture. Cambridge University Press: Cambridge, UK. p. 47-63, 2000.
KENDON, A. Gesture: visible action as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. 400 p.
KITA, S. Cross-cultural variation of speech -accompanying gesture: A review, Language and Cognitive Processes, To cite this article: (2009).
KRESS, G: ET AL. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom. London: Continuum, 2001.
LIMA, V. P. de. Elementos multimodais na dialogia mãe-bebê em contextos de riso. Dissertação Inédita, PROLING/UFPB, João Pessoa, 2016.
LOCKE, J. L. Desenvolvimento da capacidade para a linguagem falada. In: P. FLETCHER; B. MACWHINNEY (eds.) Compêndio da Linguagem da Criança. Trad. M. A. G. Domingues. Artes Médicas. Porto Alegre, 1995.
MENDES, D. M. L. F; SEIDL-DE-MOURA, M. L. O sorriso humano: aspectos universais, inatos e os determinantes culturais. Arq. Bras. Psicol. Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, abr. 2009.
MESQUITA, M. da S. O Sorriso Humano. Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes. Dissertação de Mestrado, 2011. Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2011.
MORATO. E. M. Neurolinguística. In: MUSSALIM, F; BENTES, A. C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 167-200.
SEIDL-DE-MOURA, M. L. Bases para uma psicologia do desenvolvimento sociocultural e evolucionista. In: PONTES, F. A. R; ET AL (Org.). Temas pertinentes à construção da Psicologia contemporânea. Belém: EDUFPA, 2005. p. 15-41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.