Repensando os efeitos de idade no desenvolvimento fônico de L2 (Rethinking the effects of age on L2 phonic development)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5340

Palavras-chave:

Desenvolvimento fônico; Segunda língua; Período crítico; Input.

Resumo

Uma das preocupações mais presentes na área da aquisição de L2 diz respeito à idade do início do bilinguismo/aquisição (AOA). Estudos clássicos apontam para uma correlação negativa entre AOA e acurácia e proficiência na L2. Contudo, pesquisas experimentais mais recentes têm problematizado essa hipótese. Nessa perspectiva, este trabalho, resultado de pesquisa financiada pelo CNPq, apresenta dados do desenvolvimento de L2 por imigrantes em contextos de L2-dominante que contrariam a ideia de que o sucesso do desenvolvimento fônico na L2 está condicionado à maturação neurocognitiva. Os dados revelam que a variação no input é a variável mais importante na predição de sucesso no desenvolvimento de uma L2. Assim, o potencial de AOA como uma variável de previsão de sotaque estrangeiro ou sucesso na L2 vem de sua associação com a quantidade e qualidade de inputs recebidos pelos imigrantes/aprendizes.

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Biografia do Autor

Felipe Flores Kupske, Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil)

Felipe Flores Kupske é Doutor em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA).

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

KUPSKE, F. F. Repensando os efeitos de idade no desenvolvimento fônico de L2 (Rethinking the effects of age on L2 phonic development). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 123-134, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i2.5340. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5340. Acesso em: 4 nov. 2024.