L2 development and L1 attrition in an L1-dominant environment: analysing voice onset time in L1 Spanish and L2 English (Desenvolvimento de L2 e atrito de L1 em contexto dominante de L1: análise do VOT em Espanhol (L1) e Inglês (L2))

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5345

Palavras-chave:

Atrito L1; VOT; Linguagem como sistema complexo e dinâmico; Espanhol; Inglês como uma segunda língua.

Resumo

In this study, we investigate the occurrence of L1 attrition among Argentinean learners of English (L2) living in their home country, which constitutes an L1-dominant environment. We analyzed the production of Voice Onset Time in word-initial plosives in L1 Spanish by monolingual and bilingual participants. We carried out both an inferential analysis and an individual verification of each participant’s production, which proved to be complementary. Our results suggest that not only is the L2 affected by the L1, but also the L1 can be modified in view of the contact with additional languages.

Neste estudo, investigamos a ocorrência de atrito de L1 entre aprendizes argentinos de inglês (L2) residentes em seu país de origem, o que constitui um ambiente dominante em L1. Analisamos a produção do VOT em plosivas iniciais de palavras em espanhol L1 de participantes monolíngües e bilíngües. Realizamos uma análise inferencial e uma verificação individual da produção de cada participante, que se mostrou complementar. Nossos resultados sugerem que não somente a L2 é afetada pela L1, mas também a L1 pode ser modificada em vista do contato com outros idiomas.

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Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Ubiratã Kickhöfel Alves é doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas Realizou estágio de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts - Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina - 2014). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Bolsista de Produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil). É Coordenador Adjunto do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO-UFRGS). Orientador de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado na área de Desenvolvimento Fonético-Fonológico de Língua Estrangeira.

Pedro Luis Luchini, Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP / Argentina)

Pedro Luis Luchini é Doutor em Letras pela Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMdP, Argentina, e Mestre em English Language Teachin (King´s College, University of London, UK). É Professor da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP-Argentina). Coordenador do Grupo de Pesquisas “Cuestiones del Lenguaje” (UNMdP). Desenvolve estudos nas áreas de Fonética e Fonologia Aplicadas, Inglês como Língua Franca e Aquisição de Línguas Estrangeiras.

Laura Castilhos Schereschewsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Laura Castilhos Schereschewsky é mestranda em Letras na área de Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Bolsista de Iniciação Científica entre 2015 e 2017 na área de Aquisição Fonético-Fonológica de Língua Estrangeira e formou-se Bacharela em Letras, com ênfase em Português e Inglês, em 2018, também pela UFRGS.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

ALVES, U. K.; LUCHINI, P. L.; SCHERESCHEWSKY, L. C. L2 development and L1 attrition in an L1-dominant environment: analysing voice onset time in L1 Spanish and L2 English (Desenvolvimento de L2 e atrito de L1 em contexto dominante de L1: análise do VOT em Espanhol (L1) e Inglês (L2)). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 159-182, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i2.5345. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5345. Acesso em: 22 dez. 2024.