Língua inglesa como liíngua adicional: cultura e contextos (English as additional language: culture and context)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v11i2.5486

Palavras-chave:

Cultura, Contextos, Língua Adicional, Língua Inglesa

Resumo

Neste artigo, discutimos as implicações do aprendizado da cultura no ensino da Língua Inglesa como Língua Adicional. Assim, trazemos conceitos referentes ao termo cultura para defender a ideia de que desenvolver uma língua adicional não significa apenas adquirir vocabulário e gramática. É necessário também desenvolver competências interculturais, para entender as normas que regulam a interação social da língua estudada. Não obstante, este artigo traz também os conceitos da estratificação da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que discutem a noção de contextos. Essa noção é fundamental, pois as escolhas linguísticas realizadas por cada usuário da língua são associadas a esses contextos.
PALAVRAS-CHAVE: LSF. Cultura. Contextos. Língua Adicional. Língua Inglesa.

ABSTRACT
In this article, we discuss the implications of learning culture in the teaching of English as an Additional Language. Thus, we bring concepts related to the culture term in order to defend the idea that developing an additional language does not just mean acquiring vocabulary and grammar. It is also necessary to develop intercultural skills to understand the rules that govern the social interaction of the language under investigation. Nevertheless, this article also brings the concepts of stratification of Systemic Functional Linguistics (SFL), which discusses the notion of contexts. This notion is fundamental because linguistic choices, made by each user of the language, are associated with these contexts.
KEYWORDS: SFL. Culture. Context. Additional Language. English Language.

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Biografia do Autor

Carine Haupt, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Brasil)

Carine Haupt é Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Português/Alemão, com experiência na área da educação (ensino de língua materna e estrangeira). Atualmente atua no campo da Linguística, como professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no curso de graduação, no campus de Porto Nacional, e de mestrado e doutorado, no campus de Araguaína.

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Brasil)

Miliane Moreira Cardoso Vieira é doutoranda em Línguas, Linguagens e Literatura  Universidade Federal de Tocantins. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2008). Atualmente é professora Assistente na UFT de Araguaína,  desenvolvendo pesquisa sobre a Linguística Sistêmico-Funcional aplicada ao ensino de escrita de relatórios reflexivos de estágio supervisionado em língua inglesa.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

HAUPT, C.; VIEIRA, M. M. C. Língua inglesa como liíngua adicional: cultura e contextos (English as additional language: culture and context). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 83-102, 2019. DOI: 10.22481/el.v11i2.5486. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5486. Acesso em: 2 nov. 2024.