Significações do verbo “chegar” em um corpus de PB: exploração dos processos cognitivos envolvidos em seus usos (Meaning extensions of “chegar” in a PB: exploration of the cognitive processes related to its usages)

Autores

  • Maitê Moraes Gil Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil) http://orcid.org/0000-0002-2814-2540
  • Julia Ferri Pinto Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil)
  • Vitor Angelo dos Santos Gôuvea Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5925

Palavras-chave:

Significações de “chegar”; Gramática Cognitiva; Processos cognitivos.

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar as significações do verbo “chegar” no PB por alunos de EMI em seus textos. Parte-se de estudos sobre metáfora conceitual, metonímia e categorização, e dos princípios da Gramática Cognitiva. Analisou-se as ocorrências desse verbo no Corpus TecEM, as quais foram categorizadas de acordo com sua significação. Explorou-se os mecanismos responsáveis pelas extensões de sentido em relação às ocorrências prototípicas, identificando-se quatro grupos. Argumentamos que metáfora, metonímia e subjetificação são mecanismos complementares no processo de extensão de sentido. Parece, ainda, haver um contínuo entre o significado mais concreto e o mais abstrato, indicando um processo de gramaticalização.
PALAVRAS-CHAVE: Significações de “chegar”; Gramática Cognitiva; Processos cognitivos.

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Biografia do Autor

Maitê Moraes Gil, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil)

Maitê Moraes Gil é mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de Doutorado Sanduíche na University of Birmingham (PDSE-Capes). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva. É professora no IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) - campus Osório e, atualmente, realiza o seu pós-doutoramento em Linguística na Universidade Católica Portuguesa.

Julia Ferri Pinto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil)

Julia Ferri Pinto é graduanda de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) no IFRS – Campus Osório. É membro do Grupo de Pesquisa ELLOS, desenvolvendo investigações especialmente na área de Linguística Cognitiva.

Vitor Angelo dos Santos Gôuvea, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Brasil)

Vitor Angelo dos Santos Gôuvea é graduando de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) IFRS - Campus Osório. É membro do Grupo de Pesquisa ELLOS, desenvolvendo investigações especialmente na área de Linguística Cognitiva.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

GIL, M. M.; PINTO, J. F.; GÔUVEA, V. A. dos S. Significações do verbo “chegar” em um corpus de PB: exploração dos processos cognitivos envolvidos em seus usos (Meaning extensions of “chegar” in a PB: exploration of the cognitive processes related to its usages). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 7-20, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5925. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5925. Acesso em: 4 nov. 2024.