O ‘jeitinho brasileiro’ a partir de uma perspectiva cognitivo-interacional (The ‘Brazilian jeitinho’ from a cognitive-interactional perspective)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i2.6287

Palavras-chave:

Linguística Cultural; Conceptualizações culturais; Metáforas culturais; ‘Jeitinho brasileiro’; Metáfora gestual.

Resumo

Segundo a Linguística Cultural, as experiências e interpretações de mundo de diferentes comunidades de fala são concebidas de forma dinâmica quanto às conceptualizações culturais. O ‘jeitinho brasileiro’ revela-se uma estratégia criativa para uma emergência, oscilando entre o favor e a corrupção. Neste artigo realizamos uma microanálise de uma conversa eliciada entre quatro professores da UFMG (dois brasileiros e dois de origem alemã), com o objetivo de analisar de forma multimodal como a expressão ‘jeitinho brasileiro’ é coconstruída por meio de metáforas conceptuais no nível linguístico e como gestos metafóricos, bem como pistas prosódicas, estão intrinsicamente presentes neste processo interacional. Encontramos sete metáforas culturais que revelaram que os participantes da interação coconstroem o conceito em questão (a) de forma multimodal, (b) preferencialmente a partir de esquemas imagéticos básicos e por meio das metáforas conceptuais. Além disso, elucidamos que a incorporação, especialmente de metáforas prosódicas e gestuais, destacou-se sobretudo nos participantes brasileiros.

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Biografia do Autor

Ulrike Agathe Schroder, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Ulrike Agathe Schröder é doutora e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da  Universidade Federal de Minas Gerais. É Livre Docente pela Universidade de Essen, Alemanha em 2012. É coordenadora do International Research Center of Intercultural Communication in Multimodal Interactions – ICMI e desenvolve pesquisa especialmente na área da Linguística Cognitiva e Interacional. 

Ruan de Castro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Ruan de Castro Silva é graduando em Letras, licenciatura em português, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

SCHRODER, U. A.; SILVA, R. de C. O ‘jeitinho brasileiro’ a partir de uma perspectiva cognitivo-interacional (The ‘Brazilian jeitinho’ from a cognitive-interactional perspective). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 117-134, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i2.6287. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6287. Acesso em: 2 nov. 2024.